Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Os 20 anos da rede de Mercocidades são comemorados em SP

Os 20 anos da rede de Mercocidades são comemorados em SP

14 de Nov de 2015 Marco Borba
Evento ocorreu na noite de sexta-feira (13) na Biblioteca Mário de Andrade, na Capital

O prefeito de São Bernardo do Campo prestigiou nesta sexta-feira (13) a cerimônia de aniversário de 20 anos da rede de Mercocidades. Criada em 1995, é a maior rede de cidades da América do Sul e tem como política fortalecer a integração regional nos contextos territoriais, produtivos e de troca de boas práticas. O evento aconteceu na Biblioteca Mário de Andrade, na Capital, e também contou com as presenças dos prefeitos Fernando Haddad (São Paulo), Jorge Martinez (Montevidéu), Jairo Jorge (Canoas), entre outros convidados.

O Mercocidades é reconhecido por sua trajetória marcada pela defesa da democracia, da inclusão social e da solidariedade. O evento ocorre no momento em que as cidades ganham cada vez mais protagonismo nos debates sobre os desafios socioambientais. No território sul-americano, 80% da população vive em áreas urbanas e prefeitos estão atentos às pautas da nova Agenda 2030, da COP21 e da Habitat III.

A Cúpula de São Paulo também aponta para o futuro de Mercocidades, ao propor ações e políticas urbanas que ajudem a reduzir as desigualdades, promovam o desenvolvimento sustentável e fortaleçam a participação social na região. Atualmente, a rede reúne governos locais de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Colômbia e Peru.

O prefeito destacou o trabalho conjunto dos prefeitos destas cidades. “Essa integração é importante não apenas para troca de experiências em setores como o econômico, o ambiental e cultural. As experiências bem sucedidas podem servir de modelo e contribuir para a gestão dos países.”

A prioridade de Mercocidades nos próximos anos será encontrar caminhos para vencer desafios de ordem econômica e garantir qualidade de vida nas cidades sul-americanas, além de contribuir com os debates internacionais.

Desde a última quinta-feira, a Prefeitura de São Paulo recebe as cidades da rede para a Cúpula de São Paulo com o propósito de iniciar uma nova fase de Mercocidades e firmar a presença sul-americana em temas de relevância regional e global.