Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Prefeito recebe supervisor da GCM autor de livro sobre segurança pública

Prefeito recebe supervisor da GCM autor de livro sobre segurança pública

26 de Jun de 2015 Da redação
O GCM é autor de outros três livros e presenteou o prefeito com seu quarto livro, focado na construção de novos modelos de segurança para o Brasil

O prefeito recebeu em seu gabinete, na manhã desta sexta-feira (26), o supervisor da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo do Campo, Oséias Francisco da Silva, que o presenteou com um exemplar do seu novo livro, “Um novo modelo de segurança para o Brasil: democrática, cidadã e humana!”.

O livro é uma contribuição para o debate sobre a construção de um novo modelo de segurança para o Brasil, discussão essa iniciada com a criação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A GCM de São Bernardo é referência nacional e está adequada à Lei nº 13.022/2014, que trata do estatuto geral das Guardas.

Nos últimos anos, a cidade vem se aprofundando e se alinhando com conhecimentos acadêmicos, pesquisas e experiências do que há de mais moderno na concepção de segurança pública nos moldes da Organização das Nações Unidas (ONU). “O tema segurança pública lidera a preocupação dos brasileiros, por isso temos a necessidade de consolidar o processo democrático em nosso país, que exige uma política nesse setor que promova e assegure o exercício da cidadania. Foi isso que me motivou a escrever o livro”, explicou Silva.

Com 11 anos de serviços na GCM de São Bernardo, formado em filosofia e pós-graduado em políticas públicas, Oséias, que também preside a CONGM - Conferência Nacional das Guardas Municipais, é autor de outros três livros: “O Segredo de Amar” (2005), “Demo e Crácia: Um presente de Grego” (2007) e “Segurança Pública como projeto socioeducaional: a vocação preventiva e comunitária das guardas municipais” (2011, coautoria de J. Burato).