Prefeito visita instalações de albergue que recebeu reforma e novos móveis

14 de Ago de 2015 Marcelo Dorador
A casa atende 150 pessoas em situação de rua
O prefeito de São Bernardo do Campo visitou na manhã desta sexta-feira (14) o albergue da cidade, na região central, que recebeu diversas melhorias desde que a Associação de Auxílio Mútuo passou a gerenciar o serviço, em 2013. O espaço atende a 150 pessoas. O prefeito esteve no local acompanhado da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania e do secretário de Serviços Urbanos.
Entre as melhorias realizadas pela instituição estão a reforma da cozinha, a compra de móveis como camas e mesas, pintura de todo o complexo, reforma dos banheiros e compra de colchões.
Os usuários do espaço aproveitaram para presentear o prefeito com um vaso com pé de pimenta e um quadro, além de apresentação musical. Os presentes são resultado dos cursos desenvolvidos com os frequentadores, que têm como objetivo desenvolver a educação e conscientização por meio de rodas de conversa, oficinas de jardinagem e horticultura, artesanato, trabalhos com materiais recicláveis, desenho e canto entre outras.
A secretária destaca que as melhorias estruturais e investimentos são importantes para que as ações desenvolvidas no atendimento às pessoas em situação de rua tenham sucesso. “É importante notar que diversas melhorias foram feitas nesse local, que estava bem degradado. Sem contar que a equipe que coordena o espaço desenvolve serviço extremamente humanizado.”
Luiz Fernando Ferreira mora no albergue há quatro meses e desenvolve trabalho na horta e, como voluntário, na lavanderia. Ele acredita que as oficinas podem contribuir na sua melhoria de vida. “Estou estabelecendo metas, e mudando hábitos. Esse espaço abre as portas para nossa inclusão social. Meu objetivo é buscar qualificação e sair daqui estruturado, como outros amigos que hoje vivem em uma casa alugada e trabalhando.”