Prefeito de São Bernardo vistoria obras da UBS do Jardim Ipê

08 de Mai de 2015 Marcelo Dorador
Com a reforma, unidade passará a contar com 12 consultórios médicos, oito cadeiras odontológicas e total acessibilidade

O prefeito de São Bernardo vistoriou as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Avelina Rosa, no Jardim Ipê, nesta sexta-feira (8/5). A intervenção, iniciada em agosto de 2014, amplia os consultórios médicos de 10 para 12, assim como as equipes de saúde bucal, que passarão de duas para quatro. Marinho estava acompanhado pelo vereador Tião Mateus.

O prefeito conversou com moradores do bairro, que elogiaram as obras na UBS. O prefeito também falou sobre uma das formas que a comunidade tem para ajudar a fazer a gestão da cidade junto com o poder público. “Vocês contam com um canal importante para solicitar melhorias para a região: as plenárias deliberativas do Orçamento Participativo. Este ano, vamos prestar contas do que realizamos. Mas, no ano que vem, é importante que vocês se organizem e apresentem as demandas para aprovação em plenária”.

A UBS conta com cerca de 30 mil usuários cadastrados e é referência para 12 bairros: Jardim Ipê, Ipanema, Central das Flores, Veneza, Jardim do Lago, Divineia, Carminha, Detroit, Parque das Flores, Bairro dos Casa, Vila Nova e Pantanal.

O investimento na obra é de pouco mais de R$ 1,5 milhão: R$ 1 milhão dos cofres municipais e R$ 500 mil provenientes de emenda parlamentar da deputada estadual Ana do Carmo.

Além de aumentar o número de consultórios médicos, com a reforma a UBS passará a contar com escovódromo, fraldário, oito cadeiras odontológicas - atualmente são duas - e duas salas para as equipes multiprofissionais.

A unidade terá ainda salas para reuniões comunitárias e ambientes adequados para o atendimento em saúde mental. Outras melhorias incluem a reforma da farmácia, dos vestiários dos funcionários e das salas de curativo, acolhimento, raios X, almoxarifado e de medicação e inalação. Para melhorar o acolhimento, as paredes da UBS serão decoradas com fotos de moradores da comunidade. Por fim, as obras vão tornar toda a unidade acessível às pessoas com deficiência.