Prefeitos discutem reajuste das tarifas de táxis no Consórcio

06 de Abr de 2015 Niceia de Freitas
Outros assuntos discutidos foram a campanha Travessia Segura e o Plano Diretor Regional

As tarifas de táxis na Região terão reajuste a partir de 1º de maio deste ano. Os novos valores foram divulgados durante o encontro mensal dos prefeitos da região na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, nesta segunda-feira (6), que teve a participação do prefeito de São Bernardo. Os chefes dos executivos municipais destacaram também os principais pontos da campanha Travessia Segura, a ser implementada no segundo semestre.

Os novos valores das tarifas de táxis foram fixados para este e o próximo ano. O preço da bandeirada passou de R$ 4,00 para R$ 4,50. Já o primeiro quilômetro foi para R$ 2,70; o segundo para R$ 3,20 e R$ 0,29 a hora parada. O rejuste teve como base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 12,99%, medido de março de 2014 a fevereiro de 2015.

Quanto à campanha Travessia Segura, serão intensificadas ações para motoristas e pedestres por meio de 680 intervenções nas sete cidades. Os investimentos serão de R$ 5,6 milhões, com previsão de implantação no segundo semestre. A ideia é focar as ações em pontos específicos, onde o risco ao pedestre é maior, de modo a diminuir o índice de atropelamento nos locais.

Turismo industrial – O consórcio também assinou parceria com o Convention & Visitors Bureau – instituição da América do Sul com 700 associados – com a finalidade de divulgar os principais pontos turísticos da região. Faz parte da parceria o incentivo ao turismo de negócios e industrial. Essa última modalidade, que prevê visitas monitoradas às empresas, já é desenvolvida pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Entre outros assuntos, foi discutido o Plano Diretor Regional, previsto para ser entregue em meados de julho de 2016, e apresentada a nova diretoria do Conselho Diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. O prefeito de Mauá, Donisete Braga, assumirá a Agência no biênio de 2015/2017 em substituição a Rafael Marques, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.