Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Prefeitura de SBC inicia duplicação do Viaduto Tereza Delta

Prefeitura de SBC inicia duplicação do Viaduto Tereza Delta

03 de Jun de 2015 Niceia de Freitas
Intervenção faz parte do plano de duplicação do elevado, por onde passará o corredor de Leste-Oeste

Mais uma frente de trabalho em São Bernardo dá continuidade à implantação do Corredor Leste-Oeste, que terá 13 quilômetros de extensão, o maior entre os 12 a serem construídos pela atual Administração municipal. Teve início a obra da alça de acesso para a duplicação do Viaduto Tereza Delta, sobre a Via Anchieta, de um lado próximo ao Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) e, do outro, do Clube Mesc.

O Tereza Delta, que atualmente tem três faixas de rolamento, duas sentido centro e uma bairro (Assunção), terá a outra metade concluída e passará a contar com três faixas em cada sentido. O elevado faz parte do Leste-Oeste, que passa também pelas avenidas Newton Monteiro de Andrade, Prestes Maia e Rua Tiradentes.

O programa de transporte em execução na cidade prevê a criação de 12 corredores de ônibus com a construção de quatro viadutos: além do Tereza Delta, o da Robert Kennedy (que liga a Av. José Odorizzi, segue pela Rua dos Flamingos até a Samuel Aizemberg, divisa com Diadema); o da Praça dos Bombeiros, no Irajá (entre as avenidas Rotary e Luiz Pequini); e o da Av. Humberto de Alencar Castelo Branco.

Além dos viadutos, o plano de mobilidade urbana de São Bernardo prevê alteração no sistema viário, com o alargamento e duplicação das avenidas privilegiando as faixas exclusivas para transporte coletivo. Os corredores terão também faixas de rolamento para o transporte particular e de carga.

De acordo com o secretário de Transportes e Vias Públicas, o programa para a melhoria da mobilidade em São Bernardo é complexo, envolve grandes investimentos e teve início pelo mais importante: o Leste-Oeste, com recursos de mais de R$ 400 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura. “São Bernardo ainda não conta com um sistema de corredor de transporte, é uma intervenção que vai mudar totalmente a cara da cidade”, disse.