Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Prefeitura de São Bernardo entrega nova área veterinária do zoológico municipal

Prefeitura de São Bernardo entrega nova área veterinária do zoológico municipal

06 de Mar de 2024 July Stanzioni
A Prefeitura de São Bernardo entregou, nesta terça-feira (5/3), a reforma da área da clínica veterinária do Zoológico do Parque Municipal do Estoril de São Bernardo. O complexo recebeu aporte de R$ 220 mil para ampliação do ambulatório utilizado para o cuidado com os animais, construção de triagem, área de necropsia, reforma do telhado, além de colocação de revestimento nas paredes. 

“Essa nova área muda o patamar do nosso atendimento, porque agora temos uma sala específica para a triagem desses animais que, depois, com a ampliação do ambulatório, conseguimos dar maior precisão aos tratamentos e devolver, com toda certeza, um número maior de animais para a natureza”, acrescentou o veterinário do zoológico municipal, Marcelo Gomes.

MONITORAMENTO – Desde o início do ano, 62 bichos chegaram ao zoo para tratamento médico, dentre eles um tucano com fratura no ombro, além de maritacas com quadro de pneumonia e um gavião com fratura na asa. “Hoje, a Polícia Militar Ambiental nos trouxe um carcará, que também é uma espécie de gavião, resgatado na Estrada do Montanhão. Ele tem uma fratura exposta na asa direita, causada provavelmente por uma linha de cerol, e ficará em tratamento. Há chance de ele perder a capacidade de voo, por isso, vamos observar a evolução para saber se ele ficará por aqui ou conseguirá voltar à natureza”, acrescentou Marcelo.

REFERÊNCIA - O zoológico de São Bernardo recebe anualmente cerca de 500 animais da região para tratamento e reabilitação. Aproximadamente um terço deles se recupera plenamente e pode voltar à natureza. Os demais ficam para exposição devido à impossibilidade de reinserção em seus habitats, seja por sequelas de acidentes e maus-tratos ou por terem sido criados em cativeiro.

PRESERVAÇÃO DA FAUNA – O Zoológico de São Bernardo é responsável por resgatar, tratar e cuidar de animais silvestres acidentados, apreendidos por maus tratos ou por tráfico e, quando possível, devolvê-los à natureza. Mais do que contemplar os bichinhos, visitar o Zoo de São Bernardo é conhecer a história de cada um. São 10 mil metros quadrados e mais de 38 viveiros. Em 2023, cerca de 138 animais foram acolhidos no local.

SERVIÇO – O Zoológico de São Bernardo fica dentro do Parque Municipal Estoril (Rua Portugal, 1.100), no Riacho Grande.

DENÚNCIA – Casos de maus tratos e tráfico de animais podem ser denunciados pelo telefone 153 da GCM Ambiental, pelo (11) 4330-6007 da Delegacia de Investigação de Infrações Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), e pelo 190 da Polícia Militar.