Prefeitura de São Bernardo espalha obras por toda a cidade

28 de Jul de 2015 Marcelo Dorador
Obras envolvem mobilidade urbana, combate às enchentes, a construção de moradias e de unidades de Saúde e Educação

Mobilidade urbana, combate às enchentes, construção de moradias, novas unidades de Saúde e Educação e a reforma de antigas. Em todas essas áreas, a Prefeitura investe pesado e são muitas as frentes de obras espalhadas pela cidade.

Já está em construção o corredor de ônibus Leste-Oeste, que vai ligar a Praça dos Bombeiros, no Jardim Irajá, à Estrada Samuel Aizemberg, na divida com Diadema. Com 13 quilômetros, o projeto do corredor prevê a duplicação de vias importantes, como a própria Samuel Aizemberg e a Avenida José Odorizzi.

Ainda como parte do projeto, dois viadutos estão em construção. Um que passa sobre a Avenida Robert Kennedy e segue pela José Odorizzi, próximo ao Clube Mesc, no Assunção. E outro sobre a Praça dos Bombeiros, ligando as avenidas Rotary e Luiz Pequini. O investimento total é de R$ 400 milhões.

Para combater as enchentes, a Prefeitura está implementado em toda São Bernardo o Programa Drenar. Uma das obras é o piscinão do Paço Municipal, que segue acelerada. Com o tamanho de dois campos de futebol, ele terá capacidade para armazenar cerca de 200 milhões de litros de água. O trabalho, que inclui a construção de canal para ligar o piscinão à galeria na Avenida Aldino Pinotti e outras obras complementares, também é feito de noite.

Já foram entregues os reservatórios Vivaldi, Helena e Ipiranga, todos no Rudge Ramos. O reservatório Tanque das Mulatas, que terá capacidade para armazenar 20 mil m³ de água, está prestes a ser entregue. Também em ritmo acelerado estão as obras do reservatório Jacquey, no Rudge Ramos, e as canalizações dos córregos Saracantan, no Nova Petrópolis, Pindorama, no Jordanópolis, e Capuava, no Demarchi.

O secretário de Serviços Urbanos falou sobre a importância desse conjunto de obras, que tem investimento total de mais de R$ 600 milhões. “É importante ressaltar que, quando finalizadas todas as intervenções no Centro, vamos solucionar o velho e histórico problema das enchentes, que causam transtornos para toda a cidade. Será beneficiada toda a cidade, já que temos obras no Centro, Vila Vivaldi, Jordanópolis, Rudge Ramos, Demarchi, entre outras localidades.”

Educação e Saúde – Para melhorar ainda mais a qualidade da educação oferecida às crianças, a Prefeitura está construindo oito novas creches: nos bairros Parque São Bernardo, Riacho Grande, Jardim Represa, Jardim Nazareth, Jardim Silvina, Jardim Farina e duas no Ferrazópolis. Essa unidades vão atender, apenas para creches, cerca de 2 mil novos alunos. Ao todo, desde 2009, foram criadas na cidade 14 mil novas vagas em toda a rede.

Na Saúde, a Prefeitura está transformando os antigos Ambulatório de Especialidades Médicas I, no Centro, e o Centro Regional de Especialidade do Alvarenga em policlínicas. Com a ampliação, a unidade do Centro irá oferecer consultas em 25 especialidades médicas e realizar 12 tipos de exames. Na Policlínica do Alvarenga será ampliado o número de consultórios, de 39 para 52, assim como o espaço reservado ao atendimento multiprofissional, com a instalação de ginásio de fisioterapia e de reabilitação cardiopulmonar.

Também estão sendo executadas obras de ampliação e reforma da UBS Leblon, que dobrará de tamanho, passando de 455 para 977 metros quadrados. Isso vai permitir melhores condições de atendimento aos moradores e qualificação do ambiente de trabalhos para os funcionários.

Habitação – Além de todas essas obras estruturantes, a moradia continua sendo uma das prioridades da Administração. Desde 2009, já foram entregues 4.046 moradias. Outras 1.087 estão em construção do PAC I e II, Alvarenga, Parque São Bernardo, Silvina Audi, Capelinha/Cocaia.