Prefeitura de São Bernardo promove ações para o Dia Mundial Sem Tabaco

30 de Mai de 2017 Gabriela Maria

Município realizará palestras nas salas de espera das 34 unidades básicas de saúde.

A Prefeitura de São Bernardo irá disponibilizar, nesta quarta-feira (31/05) e quinta-feira (01/06), às dependências de suas 34 UBSs (Unidade Básica de Saúde) para a promoção de palestras sobre os riscos à saúde provocados pelo tabagismo, como uma das ações de conscientização ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado justamente amanhã.

Médicos, enfermeiros, dentistas e ex-fumantes irão conversar com as pessoas, que aguardam por atendimento médico nas UBSs, abordando sobre as principais doenças que estão relacionadas ao vício do cigarro. Além disso, incentivarão os pacientes a abandonar a dependência a nicotina e apresentarão os benefícios da vida sem o tabaco.

Toda a ação será comandada pela Secretaria de Saúde, que já vem realizando um trabalho de conscientização sobre o tabagismo. Todas as 34 UBS do município possuem um grupo Antitabagismo, formado por uma equipe multiprofissional, com médicos, psicólogos, dentistas, enfermeiras e assistentes sociais, que ajudam as pessoas a largar os cigarros.

Este grupo tem duração de três meses e atende de 20 a 25 pacientes por unidade, aproximadamente. Após o término do período, as pessoas que pararam de fumar, são acompanhados uma vez por mês pela equipe do programa de manutenção e recaída. São Bernardo consegue atender cerca de 2.720 pacientes por ano.

“Uma ação muito apoiada pela nossa gestão e que é reforçada em uma data de conscientização pelo mundo. O empenho para a campanha será redobrado para que o avanço por resultado, efetivos de abandono ao cigarro, seja alcançado”, comentou o prefeito Orlando Morando.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cidade tem em média 68.559 fumantes, sendo 28.586 mulheres e 36.993 homens. Para o Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, se os grupos de apoio conseguirem ajudar metade destas pessoas, a qualidade de vida da população vai melhorar muito.

“Realizar esse tipo de apoio é essencial para fazer com que as pessoas abandonem o vício. Fumar pode ocasionar diversos problemas de saúde, como acidente vascular cerebral e até mesmo o câncer. Podemos amenizar esse problema, trabalhando muito a conscientização”, ressaltou Dr. Geraldo.

Para participar do grupo Antitabagismo, basta ir a uma unidade de saúde mais próxima e se inscrever, sem qualquer custo. Além das orientações médicas, o grupo dispõe palestras e atividades para o paciente conseguir abandonar o vício da nicotina.