Prefeitura entrega uniformes a horticultores de São Bernardo

16 de Jul de 2015 Niceia de Freitas
Trabalhadores atuam no cultivo de hortaliças e sementes e utilizam sistema de compostagem orgânica

A Prefeitura de São Bernardo entregou na tarde de quinta-feira (16) uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a 24 trabalhadores das hortas urbanas da cidade. Eles receberam kits compostos por botas em couro, galochas em PVC, jalecos, calças e bonés-gorro. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) faz parte da política de incentivo à geração de trabalho e renda da atual gestão. O evento aconteceu na Horta da Fundação Criança, no Bairro Assunção.

O secretário de Serviços Urbanos, que representou o prefeito na cerimônia, ressaltou a importância dos acessórios para o bom andamento do trabalho dos horticultores. “É fundamental que todos vocês usem para se protegerem da ação do tempo e, principalmente, para se sentirem mais seguros e confortáveis”, disse.

A aquisição dos uniformes foi possível graças à parceria com o Governo Federal, via Ministério do Trabalho e Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). As ações para o desenvolvimento da economia solidária em São Bernardo totalizam R$ 592 mil, sendo R$ 52 mil de contrapartida da Prefeitura.

O horticultor Ivanildo da Silva Alves, 56 anos, ficou feliz com a aquisição. “Foi uma ótima ideia: além de me proteger vou economizar com o uso de outras roupas”, disse.

Além da Horta do Assunção, a Prefeitura apoia outros seis plantios coletivos: na Vila Vivaldi, Parque Selecta, Rua dos Vianas (onde há mais duas áreas) e no Jardim Industrial. Nos terrenos são cultivadas verduras e hortaliças sem agrotóxico, com uma compostagem orgânica cedida pela Prefeitura. Com o trabalho, os horticultores conseguem uma renda média de R$ 1 mil mensais.