Prefeitura vistoria obras de reforma da Praça Giovanni Breda

25 de Jun de 2015 Cosmo Silva
Área verde no Bairro Assunção terá espécies nativas da Mata Atlântica, playground, pista de skate, quadras e espaço PET

A Prefeitura de São Bernardo realizou na tarde desta quinta-feira (25) vistoria na Praça Giovanni Breda, espaço de lazer no Bairro Assunção e que passa por ampla revitalização, antiga reivindicação da população. A área, localizada na rotatória das avenidas João Firmino, Robert Kennedy, Humberto de Alencar Castelo Branco e Estrada dos Alvarenga, tem mais de 21 mil metros quadrados.

O secretário de Serviços Urbanos esteve no local para acompanhar o andamento da obra, que também tem foco voltado a melhorar a qualidade ambiental na cidade e atrair maior número de pássaros. “Quando finalizadas todas as intervenções, essa praça será modelo. Além de árvores frutíferas, como pitanga, araçá e jabuticabeira, serão plantadas mudas de várias espécies da Mata Atlântica. A isso se soma a instalação de equipamentos de lazer para a população do entorno e da cidade”, afirma.

A praça sempre foi uma das principais áreas de lazer daquela região e dispunha apenas de pista para caminhada e alguns equipamentos de ginástica. Com a intervenção realizada pela Prefeitura, o espaço será reorganizado, de forma que possa oferecer atividades de lazer, esportivas e culturais dentro de um conceito contemporâneo de intervenção urbana e paisagística.

A Giovanni Breda contará, a partir da reforma, com playground para diversas faixas etárias, brinquedos adptados, áreas de convívio com pergolado metálico, bancos, mesas, papeleiras, pórtico metálico, duas quadras de basquete street, pista de skate, espaço PET com obstáculos para a recreação de cães, equipamentos para alongamento, pista para caminhada com cerca de 600 metros, ciclovia com 642 metros interligada à já existente na Avenida João Firmino, academia para a terceira idade e iluminação de LED.

Moradora de bairro próximo à praça há 22 anos, Célia Almeida de Oliveira afirma que o término da reforma é aguardado com ansiedade pelos usuários do equipamento. “Tenho uma neta de 17 anos e ela sempre vinha brincar aqui. Pelo que tenho visto, a reforma vai