Prefeitura fecha o ano com cinco parceiras para o turismo industrial

11 de Dez de 2014 Niceia de Freitas
Mercedes-Benz foi a mais recente adesão ao projeto da Prefeitura de São Bernardo, que abre as portas para visitas programadas a moradores e turistas

São Bernardo do Campo fecha o ano com cinco empresas parceiras para o projeto de turismo industrial, que prevê visitas programadas para moradores e turistas ao interior das fábricas. Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), a iniciativa tem a finalidade de difundir o turismo na cidade e fortalecer o grupo de Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo.

A Mercedes-Benz foi a mais recente adesão e se torna empresa oficial do projeto, assim como Wheaton do Brasil, Zurich Termoplásticos, Formag's Gráfica e Editora e Scania do Brasil. Além destas, Volkswagen, Basf e Usina Henry Borden recebem visitas informalmente, mas são potenciais parceiras, além de outras que estão em negociação.

"A parceria com o turismo industrial reforça o interesse e o comprometimento da Mercedes-Benz do Brasil em desenvolver atividades educacionais, com base na estratégia de responsabilidade social da empresa, junto a estudantes de cursos universitários, técnicos e outros públicos", disse o diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes, Luiz Carlos Moraes.

Para o diretor de turismo industrial da Prefeitura Fernando Bonisio, fechar o ano com a Mercedes como a quinta parceira oficial do programa reafirma o alicerce do projeto. "Empresas como Mercedes e Scania formam um grande potencial de atratividade de turistas", disse.

Balanço - Lançado em agosto do ano passado, o projeto fechará 2015 com 600 visitas realizadas nas empresas, cerca de 70% de turistas de outros Estados. As agendas nas empresas são direcionadas a vários públicos e têm atraído a atenção de universitários de Goiânia. Grupos de estudantes estão com visitas programadas até novembro de 2015. "Para atender novas solicitações vamos dividir as agendas, o que será possível com a adesão de novas empresas", disse Bonisio.

São Bernardo se destaca com o projeto na região por ter na cidade grande número de indústrias. É a única entre as sete cidades que tem o próprio site www.turismosaobernardo.com.br. A página foi lançada em 2012 e atualmente recebe cerca de 10 mil visitas por mês, e conta com informações bilíngue, em português e inglês. Em função das iniciativas na área, a cidade foi case de workshop recentemente realizado em Santo André.

Além disso, integra as ações regionais por meio do site www.turismoabc.com.br, lançado há pouco tempo para promover o potencial turístico no âmbito do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.