Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Prefeitura inaugura novo Ceitec voltado a fomentar ecossistema de negócios

Prefeitura inaugura novo Ceitec voltado a fomentar ecossistema de negócios

21 de Mar de 2024 Fábio Martins

Um ambiente propício para novos negócios. Na esteira do conceito de impulsionar a evolução tecnológica na cidade, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, inaugurou nesta quarta-feira (20/03) o novo Ceitec (Centro de Inovação e Tecnologia), no bairro Baeta Neves. Com a entrega do equipamento, completamente reformado e modernizado, o município visa ampliar parcerias com universidades, empresas e a incubação de start ups, em estímulo ao ecossistema de inovação e uso de ferramentas tecnológicas.

O investimento nesta transformação do local se deu no valor de R$ 4 milhões. Mediante a reestruturação do espaço, o Ceitec passa a contar com ambientes individuais e coletivos, locais para reuniões, auditórios, espaços para eventos, área de coworking, recepção, copa e cafeteria, com acesso gratuito à internet. O ambiente proporcionará mentorias sobre temas relacionados ao controle de custos, contabilidade, recursos humanos, marketing, precificação de produtos, vendas, além de treinamentos e cursos ligados à inovação e empreendedorismo, palestras, workshops, encontros de negócios, feiras e networking, com contatos junto a empresas e investidores.

Dentro do pacote de intervenções físicas no espaço estão instalação de contêineres para salas, implantação de auditório multiuso e coworking, pintura geral, mobiliário, instalações hidráulicas e elétricas renovadas, elevadores, cabine primária reformada, cobertura e piso revitalizados, telhado impermeabilizado e nova comunicação visual, bem como acessibilidade completa.

PONTAPÉ INICIAL – O Ceitec foi criado pela Administração municipal em 2017. Desde então, vem realizando chamadas públicas para captação de projetos e ideias de inovação tecnológica, nos quais os participantes passam por mentorias de empresas e universidades para elaboração do plano de negócios. O equipamento viabilizou também a realização de eventos técnicos direcionados à inovação e tecnologia, estratégias de aproximação entre as universidades e empresas, encontros de negócios e palestras nas instituições de ensino superior.