Prefeitura inicia plenárias de prestação de contas do Orçamento Participativo

27 de Mai de 2015 Cosmo Silva
Primeiro encontro, nesta terça-feira (26), foi com representantes das sociedades de amigos de bairro

A Prefeitura de São Bernardo deu início a mais um ciclo de plenárias de prestação de contas do Orçamento Participativo (OP). O primeiro encontro, com a presença do prefeito e do secretariado, aconteceu na noite de terça-feira (26), no Teatro Cacilda Becker, no Centro, com representantes das sociedades de amigos de bairro. Na sequência, serão realizadas mais seis reuniões com outros segmentos sociais e, a partir de 8 de junho, as plenárias com a população em geral nas 20 regiões nas quais a cidade foi dividida para o OP.

Nos encontros, o Executivo Municipal presta contas e dá detalhes de todo o processo de participação cidadã, iniciado em 2009 pela atual gestão. Isso inclui as duas edições dos Planos Plurianuais (PPA) Participativos, bem como os OPs dos biênios 2011/2012, 2013/2014 e 2015/2016.

O público presente assistiu a um vídeo com as principais obras e projetos que foram e estão sendo executados na cidade. Desde 2009, esses investimentos contabilizam R$ 2 bilhões, inferior apenas ao que foi investido na cidade de São Paulo no mesmo período. Os participantes também puderam sanar dúvidas sobre aspectos específicos da gestão do município.

Entre outras coisas, os representantes das sociedades de amigos de bairro puderam conhecer melhor toda a transformação pela qual passa a cidade nas áreas de saúde, habitação, educação, segurança urbana, esporte e lazer, infraestrutura, além dos macroprojetos da Prefeitura em mobilidade urbana, com a implementação dos corredores de ônibus, e o Projeto Drenar, que compreende obras de combate às enchentes em vários pontos de São Bernardo.

“Tudo o que fizemos só foi possível porque a população tomou para si esse processo de participação e transformação. O leque de intervenções que realizamos foi feito junto com os moradores e o resultado não poderia ser diferente. Hoje, o retrato de nossa cidade é totalmente diferente do que quando assumimos, lá em 2009, e, com certeza, a qualidade de vida dos moradores é muito melhor”, explicou o prefeito.

Para a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo, as plenárias de prestação de contas com a população reforçam cada vez mais o compromisso do governo com a transparência e a participação efetiva da sociedade na construção de uma cidade cada vez melhor de se viver.

Representando a Associação de Moradores da Vila Mariana, na Região da Vila São Pedro, Lúcia Maria de Lima Gomes, ressaltou a importância do processo de participação implementado no governo do prefeito Marinho. “Em São Bernardo a população é chamada de fato a participar. No OP, elegemos as prioridades de investimento e, no Conselho Municipal do Orçamento (CMO), decidimos, junto com a Administração, quais demandas escolhidas serão incorporadas ao orçamento da cidade. Todos nós ganhamos com esse processo”, destacou.