Prefeitura realiza plenária de prestação de contas do OP com comerciantes

15 de Jul de 2015 Niceia de Freitas
Durante encontro, o prefeito falou sobre as obras e projetos na região central, como as de combate às enchentes

A Prefeitura de São Bernardo realizou nesta quarta-feira (15) plenária de prestação de contas do Orçamento Participativo (OP) com representantes de segmentos da sociedade, desta vez com comerciantes da Rua Jurubatuba. A abertura do encontro, na sede da Prefeitura, no Paço Municipal, foi feita pelo prefeito. Também estiveram presentes secretários e vereadores.

O objetivo da plenária é divulgar e dar andamento ao processo pioneiro, implementado na cidade desde 2009, de participação da população na construção do orçamento e na definição das prioridades de investimento. Foram realizadas outras oito reuniões com segmentos e entidades, além de 20 encontros com a população, de 8 de junho a 4 de julho, em 20 regiões da cidade.

Durante essas reuniões, os representantes da Prefeitura apresentam as principais obras e serviços realizados no município.

O prefeito pontuou diversas ações em andamento na cidade, como as obras de combate às enchentes. “Foi uma das maiores demandas que ouvi de comerciantes: quando vão acabar com esse histórico problema. Encaramos esse desafio de acabar não só com os prejuízos para os comerciantes, mas também nos bairros e, ainda, evitar transtornos sociais”, disse.

O piscinão em construção no Paço municipal tem 20 metros de profundidade e capacidade para armazenar 220 milhões de metros cúbicos de água.  Foram mais de R$ 300 milhões em investimentos apenas na região central, que incluem obras de microdrenagem.

Na plenária também foi apresentado um vídeo em que personagens da cidade falam sobre a importância da participação cidadã e listadas as principais realizações decorrentes deste processo.

A secretária de Orçamento e Planejamento Participativo ressaltou a importância de prestar contas do que a Prefeitura está realizando. “Conversamos com as diversas regiões, que representam toda a diversidade que forma São Bernardo. Além disso, mostramos como e onde estão sendo investidos os recursos”, explicou.