Prefeitura renova uso de área pública por associação cultural nipônica

17 de Mai de 2016 Marcelo Dorador
Associação Cultural e Recreativa da Paulicéia (ACREPA) poderá continuar a desenvolver no local atividades sociais e culturais de promoção das tradições japonesas

Na tarde desta segunda-feira (16), o prefeito de São Bernardo assinou, durante evento no Paço Municipal, decreto que permite a utilização pela Associação Cultural e Recreativa da Paulicéia (ACREPA) de área pública. O documento também recebeu a assinatura do presidente da associação, Yoshihiro Kanatani.
Com o decreto, a entidade poderá utilizar o terreno, de 1.898,07 m² e onde já está instalada, por mais 30 anos. No local são desenvolvidas atividades de caráter social, recreativo, esportivo e cultural relacionadas às tradições japonesas. A meta é promover o intercâmbio e a integração entre brasileiros, japoneses e outras nacionalidades.
O prefeito ressaltou a importância da associação para o esporte e a cultura de São Bernardo. “É por reconhecer o trabalho que a associação já desenvolve que renovamos a concessão do terreno. É motivo de muita alegria poder dar a vocês a tranquilidade de ter essa parceria firmada, o que permitirá preservar as atividades culturais e esportivas, bem como a cultura nipônica. Queremos fortalecer ainda mais essa parceria, com atletas treinados pela associação que defendam as cores de nossa cidade”, disse o prefeito.
O presidente da instituição falou de sua alegria de poder renovar a parceria com a Prefeitura. “Pudemos ver no semblante de cada um de nossos associados, inclusive dos mais idosos, a imensa alegria e satisfação que essa notícia trouxe. Estamos muito felizes em saber que todas as atividades poderão ter continuidade na nossa sede através dos atuais sócios bem como das gerações futuras”, disse Kanatani.
A ACREPA existe há quase 40 anos e desenvolve atividades de preservação da cultura e tradições do povo japonês, como esportivas, por meio de tênis de mesa, gateball e judô, mas também com danças típicas, karaokê, entre outras ações.
Participaram do evento os secretários de Esportes e Lazer, José Alexandre Devesa, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Hitoshi Hyodo, e de Governo, José Albino, assim como representantes do legislativo municipal e membros da diretoria da ACREPA e familiares.