Prefeitura viabiliza crédito especial para lojistas de móveis da Rua Jurubatuba

01 de Jun de 2015
Benefício é resultado de ação do Arranjo Produtivo Local Moveleiro e da Caixa Econômica Federal

Os lojistas da Rua Jurubatuba contam agora com linha especial de financiamento da Caixa Econômica Federal com juros menores em relação ao praticado no mercado financeiro. O benefício foi conquistado por meio de acordo entre o Arranjo Produtivo Local (APL) Moveleiro e o banco para os associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e integrantes do arranjo. A iniciativa visa impulsionar o crescimento das empresas.

A Caixa dispõe de uma linha específica para empresas ligadas aos APLs, grupos que se organizam por ramo de atividade e discutem ações em conjunto. O crédito de até R$ 100 mil para capital de giro tem juros subsidiados com taxa de operação de 0,83% ao mês sem cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O prazo para pagamento é de até 24 meses.

“A medida é uma vantagem para empreendimentos organizados em grupo e estimula o desenvolvimento, especialmente das micro e pequenas empresas. Além disso, o juro menor garante ao empresário maior folga para trabalhar investimentos”, disse o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET).

Além do setor de móveis, São Bernardo tem outros nove APLs, todos coordenados pela (SDET): Defesa; Ferramentaria; Autopeças; Gráficos; Hotéis, Bares; Turismo; Design, Audiovisual e Economia Criativa; Pesqueiro; e Têxtil e Confecções. As empresas dos APLs já emprestaram quase R$ 7 milhões desde que a linha foi criada, em maio do ano passado.

Todos os APLs coordenados por São Bernardo são instituições reconhecidas pelo governo federal e podem contar com o apoio do programa Caixa APL.

APLs – Os Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas com a mesma especialização produtiva. Seu objetivo é formular políticas e ações de fortalecimento desses setores específicos. Para isso, estabelecem ações coordenadas e contam com estratégias conjuntas que podem baratear custos e torná-las mais competitivas. Mantêm vínculos com governo, instituições de ensino e pesquisa.