Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Prefeitura vistoria obras de drenagem no Tanque das Mulatas

Prefeitura vistoria obras de drenagem no Tanque das Mulatas

18 de Jun de 2015 Cosmo Silva
Intervenção está com 90% do cronograma executado; equipamento vai armazenar 20 mil m³ de água

A Prefeitura de São Bernardo realizou, na tarde desta quarta-feira (17), vistoria no reservatório Tanque das Mulatas, localizado na região da Vila Vivaldi. A obra, que faz parte do Drenar, maior programa de combate às enchentes no município, está com 90% do cronograma executado e, quando finalizado, o equipamento terá capacidade para armazenar 20 mil m³ de água.

O secretário de Serviços Urbanos esteve no local para acompanhar o andamento da obra. “Além desse piscinão, que está em fase de conclusão, estamos trabalhando na modernização e ampliação de outras readequações do sistema de drenagem e criação do sistema de galeria blindada na Avenida Winston Churchil. Quando o projeto todo for finalizado, essa região não terá mais problemas com alagamentos”, afirma.

As intervenções em todo o entorno beneficiam seis bairros e 60 mil moradores, entre o Jardim Orlandina, Jardim Hollywood, Jardim Paramount, Vila Vivaldi, Vila Helena e Rudge Ramos. Os investimentos chegam a R$ 174 milhões. 

Além da construção do Tanque das Mulatas, que tem previsão de entrega para o fim de outubro, já foram entregues na região os reservatórios Vivaldi, Ipiranga e Helena. O Jacquey, também em andamento e com obras em ritmo acelerado, está sendo construído no Rudge Ramos.

Morador da Vivaldi há mais de 40 anos, Adolfo Alves afirma que todo o conjunto de obras na localidade vem mudando os planos de muitos proprietários de imóveis. Segundo ele, antes das obras de combate às enchentes, o sentimento de todos era de se mudar. “Entrava ano e saía ano e os transtornos causados pelos alagamentos sempre vinham à tona. Hoje temos certeza de que esses problemas ficarão no passado. Se antes nossos imóveis estavam desvalorizados, agora o cenário é totalmente diferente. Ninguém mais pensa em se desfazer de suas casas e comércios”, diz.

Outras obras – Estão em andamento outras obras de drenagem em São Bernardo. A maior delas, na região central, vai eliminar o histórico problema de enchentes na região do Paço Municipal, onde está sendo construído piscinão com capacidade para armazenar 200 milhões de litros de água.  

Vila São Pedro – O secretário de Serviços Urbanos também vistoriou a construção de um muro e o alargamento de uma calçada na Rua Jardim com Rua da Escola, na Vila São Pedro. Quando pronta, a intervenção vai dar mais segurança às crianças e pais ao se locomoverem para unidade escolar naquela área.