Presença das mulheres na Guarda Municipal ajuda no trabalho

21 de Mar de 2015 Marcelo Dorador
Efetivo da Guarda Civil de São Bernardo conta com 920 pessoas; mulheres ocupam 25% das vagas

“A mulher é muito bem aceita na Guarda Civil de São Bernardo.” A afirmação é da supervisora Rosângela Correia, que há 15 anos ingressava na primeira turma da GCM, uma das poucas com estatuto que prevê a reserva de no mínimo 30% das vagas em cada uma das funções de carreira às mulheres.

Atualmente a GCM conta com 920 guardas, 25% de mulheres que atuam nos mais variados departamentos, do administrativo ao trabalho nas ruas. Em razão de sua escolha profissional, às vezes enfrentam dificuldades, como a falta de apoio de namorados e maridos, que não compreendem a opção que fizeram. Assista vídeo.

Guarda 3ª Classe, Andréia Dias atua no serviço motorizado e revela que se relacionar com um GCM facilita, pois pode conciliar a vida pessoal com a profissional. “Trabalhar na Guarda implica em ter rotinas e horários diferentes de outras profissões, o que nem sempre os homens entendem. Quando decidi ser GCM sabia que teria de fazer uma opção, mas tive a oportunidade de conhecer alguém que tem os mesmos interesses e voltei a namorar.”

A GCM de São Bernardo realiza patrulhamento com guarnições formadas com homens e mulheres, sempre que possível, atuando em pares. O trabalho em conjunto tem reflexo positivo na rua: “A farda costuma intimidar as pessoas, mas notamos que ficam menos na defensiva na presença de uma mulher, e isso ajuda no trabalho na rua”, avalia Andréia.

Para Meire Aparecida, que hoje trabalha no serviço administrativo, o maior desafio que encontrou ao entrar na GCM, há 15 anos, foi se adaptar ao trabalho burocrático. “O que muda são as dinâmicas. Quando passamos a atuar no administrativo, temos o desafio de cuidar da organização de documentos vitais para o bom funcionamento da GCM. Parece simples, mas num universo de 920 guardas, dá para se ter ideia do volume de material que passa por aqui.”

Rosângela Correia, que já passou por todos os departamentos ao longo de sua trajetória como GCM, desde 2010 é responsável pelo projeto educacional Teatro de Bonecos. A iniciativa surgiu durante sua passagem pela Inspetoria de Guarda Ambiental (IGA), com objetivo de educar as crianças quanto à preservação ambiental. “É um trabalho que tem dado resultados muitos positivos, e só tenho a agradecer à equipe de guardas que realizam esse trabalho com dedicação, bem como o apoio do secretário, Benedito Mariano, e do comandante Cícero Silva, que aprovaram a iniciativa.”