Prestação de contas do OP chega no Jardim das Orquídeas

18 de Jun de 2015 Vladimir Ribeiro
Oitava plenária do Orçamento Participativo fez um balanço das demandas eleitas como prioridade

Dando sequência às plenárias do Orçamento Participativo, o prefeito de São Bernardo esteve na noite de quarta-feira (17) no Ginásio Poliesportivo Orquídeas, no Jardim das Orquídeas. As reuniões, realizadas em todo município, seguem até 4 julho e tem o objetivo de apresentar os resultados das demandas escolhidas como prioridade pela população durante o processo participativo. Participaram da plenária cerca de 400 moradores. Também faz parte da região N, onde aconteceu o encontro, além do Jardim das Orquídeas, o Jardim Nosso Teto, Chácara União, Parque Bandeirantes, Parque Florestal e Jardim Las Palmas, entre outras comunidades.

A plenária foi aberta com uma apresentação de dança do grupo de mulheres da Associação Amigos de Bairro do Jardim Orquídeas.Carla Matsunaga Santiago, que mora há 35 anos na região, revelou que veio até a reunião para agradecer pela reforma da praça da Rua Nossa Senhora de Guadalupe, onde, hoje, acontecem aulas de zumba. "Não tínhamos opção de lazer no bairro e, agora, adultos, idosos e crianças podem usufruir do espaço", destacou.

Entre as demandas já concluídas na região N estão a reforma da Unidade Básica de Saúde do Jardim das Orquídeas, recapeamento da Estrada Poney Club e a revitalização da praça da Rua Nossa Senhora de Guadalupe, que foi denominada Praça Ademir Moreira dos Santos.

No momento, algumas demandas estão em andamento, como a elaboração do projeto arquitetônico para construção do Centro Educacional Unificado (CEU) Jardim das Orquídeas; projeto para a drenagem e contenção do córrego Parque dos Bandeirantes; e a regularização fundiária e obras de infraestrutura do Parque Florestal, já iniciada.

O prefeito destacou a importância de pensar a cidade para além do curto prazo e lembrou que, até o momento, foram entregues mais de 4 mil moradias na cidade. "Investimos, em média, 8,3% do orçamento em novas unidades habitacionais e vamos continuar investindo para que mais moradores sejam beneficiados", disse.

O chefe do Executivo também disse que para resolver uma das principais demandas da região, mais vagas em creches, a Prefeitura está planejando a construção de dois Centros Educacionais Unificados (CEUs). "Além da unidade do Jardim das Orquídeas, também vamos fazer uma na Estrada dos Alvarenga", destacou.

Nesta quinta-feira (11), a plenária será realizada na Região O, no Centro de Educação Unificado (CEU) Luiz Gushiken, localizada na Rua Volta Redonda, 207, no Parque Hawaí, a partir das 19h. O calendário completo das plenárias pode ser conferido no portal da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br/2015.