Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Procon SBC fará plantão no Núcleo de Justiça Comunitária - Alvarenga

Procon SBC fará plantão no Núcleo de Justiça Comunitária - Alvarenga

15 de Jun de 2015 Niceia de Freitas
Moradores da região poderão resolver questões relacionadas à compra de produtos e serviços

O Procon de São Bernardo fará plantão especial para os moradores da região do Jardim Ipê que tiverem dúvidas relacionadas à compra de produtos e serviços. Os técnicos do órgão estarão no Núcleo de Justiça Comunitária – Alvarenga nos dias 16, 23 e 30 de junho, das 9h às 12h.

O Núcleo, criado pela Secretaria de Assuntos Jurídicos e Cidadania da Prefeitura, atua mediando pequenos conflitos, sem a necessidade de recorrer ao Judiciário. Esse serviço também estará disponível nos plantões.

Os interessados devem comparecer ao local com documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de endereço e o de compra ou contrato.

Normalmente, os atendimentos do Procon são realizados no Poupatempo São Bernardo, onde já foram registrados mais de cinco mil casos neste ano, conforme dados atualizados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

Para a chefe da Seção de Defesa dos Direitos do Consumidor, Angela Maria Galuzzo, a descentralização do serviço privilegia moradores do grande Alvarenga, localidade bem adensada, com cerca de 50 bairros e 70 mil moradores.

De acordo com o ranking de atendimento do Procon São Bernardo, os maiores índices de consulta ao órgão estão relacionados a serviços de telefonia, de bancos e produtos de consumo em geral. O índice de resolução é de cerca de 100%. Os problemas mais citados se referem à cobrança indevida ou abusiva, rescisão contratual, publicidade enganosa e serviço não fornecido como entrega, instalação e não cumprimento de contrato.

Mediação - O Núcleo de Justiça Comunitária – Alvarenga foi inaugurado em junho de 2011 e é resultado de parceria com o Ministério da Justiça.

Para a secretária adjunta de Assuntos Jurídicos e Cidadania, os problemas mais comuns levados para a mediação se referem a discussões entre vizinhos, relações comerciais e separação de casais. “O acerto precisa ser de comum acordo entre as partes, e não há homologação das decisões. O núcleo também acompanha se o acordado é cumprido”, explicou.

O Núcleo de Justiça Comunitária fica na Rua dos Freixos, 88, no Jardim Ipê. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para informações é 4122-5090.