Professores da rede fazem curso sobre consumo consciente de água

05 de Jul de 2016 Vladimir Ribeiro
Capacitação é oferecida pela Agência Nacional de Águas

Com o objetivo de aprimorar metodologias de ensino com enfoque participativo de alunos sobre o consumo sustentável da água, 50 professores da rede municipal estão participando de curso fornecido pela Agencia Nacional de Águas (ANA). A atividade é uma ação em conjunto entre as secretarias de Gestão Ambiental e de Educação.

O curso tem carga horária de 40 horas e está sendo realizado na modalidade de educação a distância, até o dia 24 de julho.

Entre os temas abordados estão consumo sustentável da água, saneamento, saúde, qualidade da água, ciclo hidrológico, regiões hidrográficas e disponibilidade hídrica. Para cada temática são apresentadas dinâmicas de sensibilização que podem ser aplicadas a públicos diversos, especialmente aos jovens, considerados importantes agentes multiplicadores.

A diretora de Gestão Ambiental, da Secretaria de Gestão Ambiental da Prefeitura destaca que a capacitação ajudará a disseminar nas salas de aula da rede municipal a importância da água, assim como sua conservação e consumo consciente. “Passamos por uma crise de gestão dos recursos hídricos, e é importante que as pessoas, principalmente os educadores, entendam e disponham de informações técnicas atuais, embasadas e confiáveis, sobre a gestão dos recursos hídricos, para que as utilizem em suas atividades didáticas junto aos alunos”, afirmou.

A diretora disse ainda que o trabalho com as crianças da rede municipal ajudará a disseminar na cidade a importância da água. “Os alunos se tornam multiplicadores dessas informações e podem ajudar pais e vizinhos a mudar hábitos de consumo excessivo para consciente, assim como entenderem o que é e como se faz a gestão da água”, disse.