Programa de residência médica de SBC forma primeira turma

29 de Fev de 2016 Vladimir RIbeiro
Nove dos 11 médicos vão continuar trabalhando na rede municipal; formatura teve a presença de Arthur Chioro

A primeira turma de médicos que fez residência em São Bernardo se formou nesta segunda-feira (29), durante evento no auditório do Hospital de Clínicas Municipal, no Bairro Assunção. Estiveram presentes a secretária de Saúde, Odete Gialdi, e o ex-secretário de Saúde de São Bernardo e ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Os 11 médicos se formaram em três especialidades: Medicina da Família e Comunidade (2), Clínica Médica (5) e Pediatria (4). Do total, nove decidiram continuar trabalhando na rede municipal de saúde de São Bernardo.

“Não me imaginaria fazendo residência em outra rede de saúde. Em São Bernardo, há uma continuidade do tratamento do paciente, desde a primeira consulta, na atenção básica ou especialidade, passando pelos exames até a alta. Tudo é feito de forma humanizada e com acompanhamento de perto”, disse Ana Paula Graça, formanda em Clínica Médica.

A residência médica em São Bernardo teve início em 2012. A primeira turma começou as atividades em 2014, nas áreas de pediatria, clínica médica, medicina da família e comunidade, psiquiatria, ginecologia e obstetrícia, anestesiologia e neonatologia, com duração de dois a três anos, dependendo da especialidade.

A secretária de Saúde lembrou que o grande diferencial da residência em São Bernardo é o fato de não estar vinculada a uma instituição acadêmica. Os médicos também têm a oportunidade de passar por toda a rede pública. “Os residentes têm acesso a todos os equipamentos de saúde, além de focarem no cuidado humanizado para com os pacientes desde o primeiro atendimento, em uma Unidade Básica de Saúde, até o complexo hospitalar, passando pelas especialidades, urgência e emergência”, exemplificou.

Arthur Chioro, que foi secretário de saúde de São Bernardo quando o programa de residência médica foi lançado, afirmou que o objetivo era esse mesmo: a fixação dos residentes no município para que pudessem estreitar os laços com os pacientes. “Queremos que esses médicos tenham um olhar diferenciado, que vá além de uma consulta convencional, pois para algumas situações não basta apenas conhecimento médico, mas o trabalho em equipe e o compromisso para o bom atendimento”, disse.