Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Qualificar para abrir portas aos jovens do programa Turma Cidadã

Qualificar para abrir portas aos jovens do programa Turma Cidadã

20 de Out de 2015 Vladimir Ribeiro
Objetivo é a prevenção da violência e qualificação profissional em mecânica de autos e auxiliar administrativo

Programa de prevenção social da violência juvenil desenvolvido pelo Departamento de Políticas Preventivas da Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de São Bernardo, o Turma Cidadã iniciou nesta semana mais uma edição. Com enfoque na formação cidadã e qualificação profissional, a iniciativa contempla atividades com esporte, cultura e lazer. A aula inaugural ocorreu na sede da Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv).

O objetivo do programa é a prevenção da violência por meio da qualificação profissional de jovens para o ingresso no mercado de trabalho. Além das oficinas citadas, a iniciativa propicia formação inicial de dois meses sobre temas de cidadania.

No total, 80 adolescentes com idades entre 16 e 18 anos poderão optar pelos cursos de mecânica de autos e auxiliar administrativo, sendo 40 vagas para cada curso, que tem duração de 340 horas/aula.

No atual governo, 589 jovens ingressaram no Turma Cidadã. Desde 2010, é realizado em parceria com o Senai e, a partir de 2011, com ênfase maior no processo formativo vivencial do jovem.

Os participantes vão realizar estágios, três vezes por semana, durante um ano, com bolsa auxílio mensal de R$ 170 e vale-transporte. O último estágio do curso de mecânica de autos é realizado na oficina da Secretaria de Serviços Urbanos.