Reforma de escolas é prioridade para a região do Alves Dias/Cooperativa

02 de Jun de 2016 Niceia de Freitas

A última plenária deliberativa do Orçamento Participativo (OP) 2017/2018, das 20 realizadas em São Bernardo, ocorreu na noite de quarta-feira (1), na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Florestan Fernandes, na Vila Ferreira. Participaram moradores da chamada Região K, que compreende Alves Dias, Cooperativa e bairros próximos.

Uma das obras apontadas como prioritárias pela comunidade foi a reforma e ampliação da escola onde ocorreu o encontro. Pais, professores e integrantes da Associação de Pais e Mestres (APM) se mobilizam desde o ano passado para aprovar o pedido no OP. A requisição da reforma já havia sido feita durante a plenária do OP 2014/2016, mas não foi aprovada por falta de quorum.

A diretora da Emeb, Cristiane Oliveira e Silva, disse que, desta vez, a mobilização resultou, inclusive, em abaixo-assinado com 850 nomes. “Em todo o tempo de existência da escola, ocorreram apenas pequenas intervenções e precisamos dessa reforma”, argumentou. A reivindicação foi eleita com 238 votos.

Apesar de ter sido escolhida pela população como prioridade, a reforma ainda não foi inserida no orçamento da Prefeitura para os próximos anos. A demanda ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Municipal do Orçamento (CMO) e pela Câmara Municipal.

Durante os OPs, os participantes elegem três demandas para a região e uma para a cidade. Além disso, devem escolher um conselheiro titular e um suplente, que vão compor o CMO.

Wanderson Lopes de Lima, conselheiro titular eleito com 132 votos, disse que vai atuar para que a demanda requisitada pela população faça parte da peça orçamentária. “Estou representando a comunidade e vou lutar para que isto se concretize”, disse.

O prefeito reforçou a importância da participação. “A cidade está em transformação, mas nada seria possível sem a participação de vocês, que contribuem apontando as necessidades de cada local. Desde 2008, o objetivo do governo era trabalhar em conjunto com a população, um tipo de administração que nunca se viu antes. Somos o governo que mais realizou obras e beneficiou as pessoas em diversas áreas, como educação, saúde, habitação e mobilidade, entre outras”, disse.

Conquistas - A plenária teve a participação de 439 pessoas, 181 delas inscritas e com direito de votar. As outras duas demandas eleitas na região foram a reforma da Emeb Moysés Cheid, incluindo a cobertura da quadra, no Jardim Nazareth, e a cobertura da quadra da Emeb Salvador Gori, no Bairro Cooperativa.

Os participantes ainda foram informados a respeito da situação das solicitações para a mesma região aprovadas durante os OPs de 2011/2012, 2013/2014 e 2015/2016. Entre as demandas já concluídas estão as reformas e ampliações das UBSs Alves Dias e Jardim Nazareth; continuidade da pavimentação da Rua Faustino Negri e elaboração de projeto executivo de canalização dos córregos Ribeirão dos Couros e Camargo até a divisa com Diadema.

No momento estão em andamento a revitalização do campo de futebol do Palestrinha. Ainda será feita a continuação da canalização do córrego da Avenida JK, condicionada à captação de recursos externos.