Região do Jardim das Orquídeas recebe Orçamento Participativo

10 de Mai de 2016 Vladimir Ribeiro
Uma das demandas aprovadas pela população foi nova área de lazer, uma “vitória para a comunidade”

"É uma vitória para a comunidade, pois não temos um local de lazer para as crianças", comemorou a comerciante Josinalda da Silva Ancelmo Bruno após a escolha pelos moradores, durante a plenária deliberativa do Orçamento Participativo (OP) de São Bernardo desta segunda-feira (9), da construção de área de lazer no Jardim Las Palmas como demanda prioritária.

A plenária, uma das 20 que a Prefeitura está realizando, até 1º de junho, em todas as regiões da cidade, ocorreu no Ginásio Poliesportivo Eder Simões Barbosa, no Jardim das Orquídeas. Estiveram presentes cerca de 400 pessoas no encontro, que reúne as comunidades da chamada Região N, da qual fazem parte, entre outros bairros, moradores do Jardim Nosso Teto, Chácara União, Parque Bandeirantes, Parque Florestal e Jardim Las Palmas.

As outras demandas aprovadas pela população na plenária foram regularizações fundiárias e obras de infraestrutura para os bairros Parque Bandeirantes e Jardim Las Palmas.

"Foi por meio do Orçamento Participativo que conseguimos a regularização fundiária do Parque Floresta. Os moradores mais antigos não acreditavam na regularização das áreas, que hoje está em andamento. Acho que alguns irão passar mal quando receberem o documento que regulariza o imóvel", destacou a dona de casa Cícera Francisca da Silva.

Os participantes ainda foram informados a respeito da situação das demandas para a mesma região aprovadas durante os OPs de 2011/2012, 2013/2014 e 2015/2016. Entre as demandas concluídas estão: reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim das Orquídeas, recapeamento da Estrada Poney Club, revitalização da Praça Nossa Senhora de Guadalupe, no Jardim Orquídeas, agora denominada Praça Ademir Moreira Santos (Cebola).

No momento, estão em andamento o projeto do Centro Educacional Unificado (CEU) Jardim das Orquídeas, drenagem e contenção do córrego do Parque Bandeirantes e ações de regularização fundiária, o que inclui obras complementares de infraestrutura.

O prefeito de São Bernardo adiantou que no início do próximo mês serão apresentados à população da região os projetos do CEU e de alargamento da estrada Cama Patente. "Com a unidade educacional, vamos reorganizar a rede de ensino municipal na comunidade. Já as intervenções no viário podem ser uma alternativa de ligação à Rodovia Imigrantes, que é uma demanda antiga da população", destacou.

Quanto às ações de contenção do córrego do Parque Bandeirantes, o prefeito destacou que a ordem de serviço para a realização das obras deve ser assinada no segundo semestre deste ano.

Conselho Municipal de Orçamento - Para compor o Conselho Municipal de Orçamento (CMO) foram eleitos os moradores Ademir Henrique da Silva, titular, e Aguinaldo Veríssimo da Silva, suplente. Após se manifestarem na plenária, os participantes cadastrados se reuniram para escolher os representantes regionais.

Os conselheiros têm o papel de definir quais obras entrarão na peça orçamentária e, os representantes, eleitos por microrregião, de compor as comissões regionais de acompanhamento e fiscalização de obras e serviços.A próxima plenária deliberativa será na Região S, nesta terça-feira (10), às 19h, no Ginásio Riacho Grande João Soares Brasa – Rua Marcílio Conrado, 500, Riacho Grande.

O calendário completo das plenárias deliberativas pode ser acessado  aqui.