Região do Jardim Farina recebe plenária do Orçamento Participativo

04 de Mai de 2016 Vladimir Ribeiro
Moradores elegeram reformas de escola, quadra e urbanização do núcleo Mininha

Moradores da região do Jardim Farina, em São Bernardo, participaram, na noite desta terça-feira (3), de plenária do Orçamento Participativo (OP) 2017/2018. O encontro reuniu cerca de 300 pessoas, que votaram em três demandas prioritárias para a localidade e uma para o município, além de eleger conselheiros para o Conselho Municipal de Orçamento (CMO) e representantes regionais.

O Jardim Farina faz parte da Região F, que compreende ainda os bairros Vila Baeta Neves, Vila Saracantan, Vila Moraes, Vila Clarice, Vila Cerâmica, Parque São Bernardo, Vila Viana, Sítio dos Vianas, entre outras localidades. As plenárias do OP tiveram início dia 2 e vão até 1º de junho em 20 regiões de toda a cidade.

“Essa é uma forma democrática da população mostrar para o prefeito quais são as reais necessidades dos bairros. Quem mora na periferia pode não saber como reivindicar melhorias para o local onde reside e o Orçamento Participativo é a melhor maneira de fazer isso”, destacou o microempresário Emídio Silva Melo, que acompanha as plenárias do OP desde 2009.

As demandas aprovadas pelos participantes da plenária na Região F foram a reforma geral da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aldino Pinotti, reforma e cobertura da quadra da Emeb Professora Ana Henriquieta Clarck Marin e reforma e urbanização do Núcleo Mininha. Para a cidade foi aprovada a reforma do cemitério Baeta Neves.

O prefeito de São Bernardo destacou que, apesar dos grandes avanços pelos quais a cidade vem passando nos últimos anos, apenas o planejamento de médio e longo prazo poderá resolver problemas que vêm de décadas, como na área da habitação. “Avançamos muito em habitação e saúde. Estamos avançando na educação, com a entrega de novas creches no segundo semestre. Porém, temos muito o que fazer nos próximos anos para que possamos sanar os problemas do município”, destacou.

Conselho Municipal de Orçamento – Após se manifestarem na plenária, os 211 participantes cadastrados escolheram para compor o Conselho Municipal de Orçamento os moradores Ronaldo Cesar Barbosa dos Santos e Clarice Fortes Horwath de Azevedo (suplente). Os conselheiros têm o papel de definir quais obras entrarão na peça orçamentária, e os representantes, eleitos por microrregião, de compor as comissões regionais de acompanhamento e fiscalização de obras e serviços.

Os participantes ainda foram informados a respeito da situação das demandas para a mesma região aprovadas durante os OPs de 2011/2012, 2013/2014 e 2015/2016. Entre as demandas concluídas estão as reformas e ampliações das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Parque São Bernardo, Jardim Farina e Baeta Neves, além da reforma da Emeb Bernardo Pedroso e recapeamento asfáltico das ruas do Núcleo e Treze de Maio, no Jardim Farina.

No momento, estão em andamento a construção da creche no Parque São Bernardo e a regularização fundiária, com obras complementares de infraestrutura, de área no Bairro Nova Baeta/Pai Herói.

A próxima plenária deliberativa será na Região H, nesta quarta-feira (4), às 19h, no Centro Comunitário Jácomo Guazzelli – Rua Rosa Pacheco, 201, Ferrazópolis.

O calendário completo das plenárias deliberativas pode ser acessado no site da Prefeitura, no link www.saobernardo.sp.gov.br/op2016.