Região do Parque Hawai escolhe obras e projetos prioritários

19 de Mai de 2016 Vladimir Ribeiro
Prefeito anunciou melhorias para o Jardim das Oliveiras durante mais uma plenária deliberativa do Orçamento Participativo

"A presença dos moradores é essencial no Orçamento Participativo (OP). Foi por meio das plenárias que conseguimos vitórias para a região. Um exemplo é a duplicação da estrada dos Alvarenga, que irá beneficiar muito a comunidade." A afirmação é de Paulo César Santos, morador do Jardim Senhor do Bonfim que comparece aos encontros do OP desde 2009.

A reunião desta quarta-feira (18), uma das 20 que a Prefeitura realiza na cidade até 1º de junho, ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Alfredo Scarpeli, no Parque Hawai, e teve a presença de 400 moradores, 274 deles inscritos e aptos a votar nas demandas, obras e projetos, que consideram mais importantes.

O Parque Hawai faz parte da Região O, assim como o Jardim Thelma, Jardim Senhor do Bonfim, Jardim Cama Patente, Jardim Campestre, Núcleo São Jorge, Jardim das Oliveiras, Jardim Nova Patente, Jardim Nosso Lar, Monte Sião e Jardim Cantareira.

As demandas escolhidas como prioridade pela comunidade no encontro foram ações para a regularização fundiária de lotes no Núcleo São Jorge, inclusive a realização de obras de infraestrutura; a regularização fundiária, incluindo obras complementares, do Jardim Cantareira; e a implantação de uma arena de teatro, condicionada a disponibilidade de área pública no Bairro Senhor do Bonfim.

Durante a reunião, o prefeito de São Bernardo anunciou que a licitação para a contratação das obras de drenagem do gás e instalação de rede de esgoto no Jardim das Oliveiras, bairro construído sobre um antigo lixão, será lançada no segundo semestre. "É uma grande vitória, pois queriam tirar esses moradores do bairro e conseguimos reverter a situação. Alguns tiveram que sair, mas grande parte ficou e hoje podem comemorar", destacou.

Emocionada com o anúncio, a moradora Rubia Nunes da Silva Machado destacou que esse é um grande passo para os moradores do bairro. "Nunca desistimos de lutar pela comunidade. Não foi nada fácil e foram muitos anos de luta, mas valeu a pena", destacou.

Conselho Municipal de Orçamento - Para compor o Conselho Municipal do Orçamento (CMO) foram eleitos os moradores José Ronaldo de Lima Oliveira (titular) e Delson da Silva Santos (suplente). Os conselheiros têm o papel de definir quais obras entrarão na peça orçamentária, e os representantes, eleitos por microrregião, de compor as comissões regionais de acompanhamento e fiscalização de obras e serviços.

Os participantes ainda foram informados a respeito da situação das demandas para a mesma região aprovadas durante os OPs de 2011/2012, 2013/2014 e 2015/2016. Até o momento, foi concluído o projeto executivo de urbanização do Parque Esmeralda, condicionada a captação de recursos externos.

A Prefeitura está realizando a obra de continuidade da Estrada dos Alvarenga até a divisa com Diadema; a pavimentação de ruas do Jardim Oliveira I e III, Diana e Nova Patente, condicionada a liberação judicial e execução de rede de água e esgoto pela Sabesp; e o projeto executivo de canalização do córrego da Rua Everton Marciano da Costa.

A próxima plenária deliberativa do OP será na Região E, nesta quinta-feira (19), às 19h, no Centro de Referência do Idoso – Av. Redenção, 271, Centro.