Região do Planalto elege reforma de escola e regularização fundiária como prioridades

06 de Mai de 2016 Marcelo Dorador
Moradores da localidade participaram, nesta quinta-feira (5), de plenária deliberativa do Orçamento Participativo

“Tenho muita admiração por essa Administração por ser um governo de fato inclusivo, que ouve a população. Esse tipo de gestão é de extrema importância para uma cidade que quer crescer no rumo certo”, afirmou Vivian Ferreira Silva, que participou, nesta quinta-feira (5), da plenária deliberativa do Orçamento Participativo (OP) 2017/2018 da região chamada D (Planalto/Independência), que compreende, além da Vila Rosa, onde ela vive há 10 anos, o  Jardim Calux, Vila Planalto, Jardim Independência, Jardim Brasília, Vila Coca, Parque dos Pássaros, entre outros bairros.

O encontro, um dos 20 que a Administração municipal está realizando em toda a cidade desde o começo da semana, e que vão até 1º de junho, foi realizado na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Aluísio de Azevedo, no Jardim Calux.

Como sempre acontece nas plenárias deliberativas, Vivian e os moradores puderam escolher uma demanda prioritária para a cidade, que poderá entrar no orçamento e ser executada pela Prefeitura, no caso a revitalização do CREC Vila Marlene, e três para a região: o estudo de viabilidade para a área da Vila Galiléia; a reforma da Emeb Cassiano Ricardo, no Jardim Vera Cruz; e ação de regularização fundiária no Jardim Calux. Cerca de 170 pessoas se inscreveram e puderam votar nessas demandas.

O processo participativo de gestão da cidade tem uma grande apoiadora em Ivete Maria Fonseca Santana, do Jardim Independência, que já vive na cidade há 36 anos e que nunca viu Administração mais inclusiva que a atual. “Não faltam oportunidades para nós, moradores, como atividades esportivas, culturais e de lazer. Foi esse governo que implantou o programa ‘De Bem com a Vida’, que desenvolve práticas esportivas. É um governo que ouve quem vive no município, independente do lugar em que vive e qual a idade”, disse.

Como parte da plenária, o prefeito e os técnicos da Administração municipal apresentaram os resultados dos processos deliberativos de anos anteriores na região D, como a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Planalto, a ligação da Rua Benedito Corando Filho com a Av. Robert Kennedy, a reforma da Emeb Maria Justina de Camargo, a urbanização e revitalização da Praça Arlindo Milani, e o recapeamento da Rua Arcângelo Campanella, no Bairro Planalto.

Uma das demandas eleitas para a região, a revitalização e ampliação da Emeb Aluísio de Azevedo, mereceu explicação por parte do prefeito. “Gostaria de esclarecer que a Administração pública, algumas vezes, tem dificuldades com empresas que vencem licitações, mas que não conseguem concluir a obra. No caso dessa escola, houve a necessidade, inclusive, de elaborar laudo do que foi feito para que outra empreiteira pudesse assumir o empreendimento. Em função disso, em breve abriremos nova licitação para terminar a obra”, esclareceu.

Conselheiros – No encontro também foram eleitos os moradores Luis Aparecido de Carvalho, o Luisão, e Aurilene Andrade da Silva (suplente) para compor o Conselho Municipal de Orçamento (CMO), instância onde são definidas quais demandas apontadas pela população nas plenárias deliberativas vão entrar no orçamento e se serem executadas pela Prefeitura.

Luisão falou sobre sua futura atuação no CMO. “Espero fazer com que os outros conselheiros compreendam a importância dessas obras para a nossa região. Mais do que isso, quero aprender com esse processo e trabalhar para o bem de nossa cidade. Afinal, quando somos conselheiros não é apenas para nossa região, mas por toda São Bernardo.”

Essa é a quarta edição deliberativa do OP: na primeira, a população escolheu demandas para 2011/2012; na segunda, para 2013/2014; e, na terceira, para 2015/2016.

A próxima plenária deliberativa será na Região P, nesta sábado (7), às 9h30, na Emeb Isidoro Battistin, localizada na Estrada Galvão Bueno, 5.085, no Batistini.

O calendário completo das plenárias deliberativas pode ser acessado aqui.