Região dos Casa elege como prioridade reforma de escola municipal

17 de Mai de 2016 Niceia de Freitas
Moradores indicaram a reforma da unidade escolar como prioritária durante mais uma plenária deliberativa

A reforma da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Teotônio Vilela, no Bairro Nova Divinéia, poderá ser incluída no orçamento municipal da Prefeitura de São Bernardo do próximo ano. O primeiro passo para isso foi a eleição da demanda como prioridade durante mais uma plenária do Orçamento Participativo (OP) 2017/2018, dessa vez realizada no Ginásio Poliesportivo José Vicente Lopes ‘Tozinho’, no Jardim do Lago, na noite de segunda-feira (16). A reforma da escola teve 198 votos, mais da metade dos 286 moradores credenciados e aptos a votar na plenária.

Professora da Emeb Teotônio Vilela, Maria das Dores Carvalho participou do encontro e comemorou a decisão. “São 500 alunos que serão beneficiados. Por isso, acho importante participar dessas reuniões, que só tivemos neste governo”, comentou. No total, 366 pessoas compareceram à reunião.

O prefeito de São Bernardo explicou que a gestão participativa é uma forma de governar baseada no que a população tem a dizer e a pedir. “Ninguém melhor do que vocês para identificar e sugerir as necessidades de cada comunidade. É com essa participação que estamos transformando a cidade com muitas realizações e outras em andamento, intervenções que não vimos em nenhum outro governo”, disse.

As plenárias do OP estão ocorrendo em 20 regiões da cidade desde 2 de maio e seguem até 1º de junho. Nos encontros, os moradores podem eleger três demandas para a região e uma para São Bernardo. No final, as 80 demandas sugeridas serão analisadas pelo governo e pelos conselheiros e representantes regionais - também eleitos durante as plenárias -, podendo ser, então, incluídas no orçamento do próximo ano.

A abertura do encontro é feita pelo secretário de Ações Governamentais, que também responde por Serviços Urbanos.  Ele explica como ocorre o processo e a importância da participação das comunidades. “Nem todas as demandas aprovadas nas plenárias entram no orçamento. São avaliados custo, viabilidade econômica, entre outros critérios”, disse.

Morador do Parque das Flores I há 22 anos, Valquirio Carnaúba estava na plenária da região L (dos Casa) pela primeira vez. “Decidi vir porque observei que muitas coisas que conseguimos na região foram por causa das OPs, mas também vi outras coisas que foram realizadas independentemente disso, como melhorias em saúde, educação e a criação de novas áreas de lazer e convívio”, disse.

Além da reforma na Teotônio Vilela, os moradores elegeram como prioridade a regularização fundiária das regiões do Sítio Bom Jesus e da Vila Vitória, incluindo obras complementares de infraestrutura. Para a cidade, os participantes escolheram a contenção de muros nas encostas de São Bernardo.

A região L inclui, entre outros bairros, Jardim do Lago, Jardim Ipê, Jardim das Oliveiras, Divinéia, Ipanema e Claudia.

Outras conquistas – Graças aos OPs de anos anteriores, os moradores desta região já foram beneficiados com a pavimentação da Rua Principal, do Bairro Divinéia, construção de área de lazer ao lado da Rua Expressa, o que atendeu as regiões L (Dos Casa) , O (Jardim Thelma) e P (Batistini). Requisitaram, ainda, entre outras coisas, a elaboração do projeto executivo de drenagem do Córrego Alvarenga. Em andamento está a duplicação da Estrada do Alvarenga, no trecho entre a Praça Giovanni Breda e imediações da Rodovia dos Imigrantes.

Durante a plenária da região L foram eleitos Valfredo Nascimento, como conselheiro, e Adilson Rodrigues dos Santos, suplente, que serão integrantes do Conselho Municipal do Orçamento (CMO). Os participantes cadastrados também escolheram representantes regionais, eleitos por microrregião, que fiscalizam obras e serviços.

A próxima plenária deliberativa será na Região M, nesta terça-feira (17), às 19h, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Arlindo Miguel Teixeira – Estrada dos Alvarenga, 7.500 – Jardim Laura.

O calendário completo das plenárias deliberativas pode ser acessado aqui.