Regularização fundiária e urbanização são eleitas prioridades no Alvarenga

18 de Mai de 2016 Marcelo Dorador
Plenária deliberativa do Orçamento Participativo da região Alvarenga/Jd. Laura reuniu mais de 500 pessoas

“Não houve prefeito mais ousado que este, que implementou a participação democrática como método de gestão e modernizou a cidade com um governo diferente. Há obras em toda parte, como as dos corredores de ônibus, inclusive um que vai atender a nossa região”, disse Luiz Carlo Araújo de Oliveira, conhecido como Luiz Ligeirinho, na noite de terça-feira (17), durante mais uma plenária do Orçamento Participativo (OP) 2017/2018, dessa vez na chamada Região M - Alvarenga/Jd. Laura.

O encontro, na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Arlindo Miguel Teixeira, reuniu moradores dos bairros Jardim Laura I e II, Porto Novo, Parque Jandaia, Jardim Primavera, Sítio das Garças, Acampamento dos Engenheiros, Parque Silvaplana, Sítio Moraes, Parque dos Químicos, entre outras comunidades.

A plenária teve a participação de 555 pessoas inscritas, que tiveram a oportunidade de escolher três demandas para a região e uma para a cidade. As demandas escolhidas para a região foram: regularização fundiária da Vila União, incluindo obras complementares; elaboração de projeto executivo de urbanização do Jardim Cruzeiro do Sul; e urbanização, condicionada à captação de recursos externos, do Jardim Laura II. A revitalização da Praça Lauro Gomes foi eleita como demanda da cidade.

Durante a plenária, o prefeito também listou as obras e projetos já implementados na mesma Região M, como a elaboração do estudo de viabilidade para intervenções no Jardim Serro Azul, concluída, e as obras de pavimentação, drenagem e construção de muros de contenção no Parque dos Químicos.

O prefeito explicou que outra obra requisitada pela população, na Estrada dos Alvarenga, depende de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Estamos trabalhando para viabilizar esse compromisso junto ao BID. Se conseguirmos o recurso, daremos sequência à duplicação. Caso contrário, farei a manutenção qualificada do viário com recursos municipais. Sei a dificuldade que é transitar por estradas de terra”, afirmou.

O chefe do Executivo aproveitou a plenária para anunciar a manutenção qualificada das ruas Planalto (Jardim Laura I e II), Casanova, Sebastião Leme da Silva (Casanova), Das Colméias, Das Araras, Coimbra e Madre Maria Inês Tribiolli (Jardim Laura II), intervenções previstas para o início de julho. Além disso, informou que, a partir de segunda-feira (23), será instalada iluminação pública na viela da Lola (Jardim Laura), na Rua Almeida Durão; na viela Do Cidão (Jardim Laura), na Rua Santa Cecília; em uma viela no Jardim Ana Falleti; e em duas vielas na Rua Evolução (Parque dos Químicos).

Conselheiros – Durante a plenária foram eleitas as moradoras Geracina Lopes da Silva como conselheira e Jiheslen Moraes Passim dos Santos, a Jê, como suplente. Elas irão compor o Conselho Municipal do Orçamento (CMO), instância que define quais demandas apontadas pela população nas plenárias deliberativas vão entrar no orçamento.

Geracina, moradora do Jardim Cruzeiro do Sul há 21 anos, ficou feliz em poder fazer parte do CMO. “Essa é minha primeira vez comoconselheira. Espero fazer um bom trabalho para nossa região e para a cidade”, afirmou.

Essa é a quarta edição deliberativa do OP: na primeira, a população escolheu demandas para 2011/2012; na segunda, para 2013/2014; e, na terceira, para 2015/2016.

A próxima plenária deliberativa será na Região O, na quarta-feira (18), às 19h, na Emeb Alfredo Scarpelli, localizada na Rua Cachoeira Itapemirim, s/n, Parque Hawaí.

O calendário completo das plenárias deliberativas pode ser acessado aqui.