Reuniões preparatórias do Orçamento Participativo entram na reta final

08 de Abr de 2016 Vladimir Ribeiro
Encontros seguem até 13/4 e técnicos explicam como funciona o processo participativo de gestão da cidade

As reuniões preparatórias do Orçamento Participativo (OP) 2017/2018 entraram na reta final. Organizados pela Prefeitura de São Bernardo, os encontros, que ocorrem em 20 regiões em todo o município, tiveram início em 14 de maio e seguem até 13 de abril. O objetivo é explicar para a população como funciona o OP e como os moradores devem proceder nas plenárias deliberativas, que começam dia 2 de maio e terminam em 1º de junho.

Como explicam os técnicos da Prefeitura durante as reuniões preparatórias, nas plenárias deliberativas a população de cada uma das 20 regiões escolhe três demandas prioritárias para a sua região e uma para a cidade. Nesses encontros são eleitos, ainda, conselheiros e representantes regionais.

Serão realizadas mais três reuniões preparatórias: dias 8, 11 e 13 (veja o calendário abaixo).

Além de entender como funciona o processo participativo na cidade, durante as reuniões preparatórias os moradores tomam conhecimento sobre as realizações em andamento ou previstas em sua região e na cidade.

Na última semana foram realizadas plenárias nas regiões T (Santa Cruz), I (Jardim Andrea Demarchi), C (Paulicéia), J (Assunção) e K (Vila Ferreira), que, juntas, representam mais de 100 bairros do município.

Morador do Santa Cruz há 20 anos, o aposentado Edivaldo Mendes acompanha as plenárias desde 2009 e acredita que é importante a participação popular na gestão da cidade. Segundo ele, esse processo ajuda a Prefeitura a definir metas e a conhecer melhor as necessidades de cada região. “É a Administração e os moradores alinhados e com um mesmo objetivo”, destacou.

Arlene Topã, moradora do Jardim Valdíbia, participou nesta semana pela primeira vez de um encontro do OP. Depois de ouvir como o processo participativo funciona, ela pretende estar presente na plenária deliberativa deste ano para apresentar sua demanda. “O prefeito está preocupado com o bairro. Esperamos conseguir colocar no orçamento o recurso para a cobertura da quadra da escola onde estuda minha filha. Quero mobilizar outras mães para poder aprovar essa demanda, já que isso é algo que já protocolei por abaixo assinado.”

A secretária de Orçamento e Planejamento Participativo elencou algumas das obras e benfeitorias realizadas na cidade desde 2009, como a implantação da coleta seletiva (presente em toda a cidade); construção de 4.832 moradias para famílias de baixa renda; construção do Hospital Municipal de Clínicas; construção de seis CEUs (Centros Educacionais Unificados); de três centros olímpicos (atletismo, ginástica e handebol); criação de 21 mil vagas na rede municipal de ensino; e início das obras do Corredor Leste/Oeste.

Confira abaixo as datas e locais das próximas reuniões preparatórias.

sexta-feira

EMEB Viriato Correia - Rua Brasil, 430 - Rudge Ramos

11/04 - segunda-feira

Q