Preparatórias do Orçamento Participativo já reuniram mais de 1,5 mil moradores

01 de Abr de 2016 Niceia de Freitas
Nos encontros, que acontecem até 13 de abril, os participantes ficam sabendo como funciona o processo do Orçamento

Para explicar como funcionarão as Plenárias Deliberativas, nas quais a população poderá eleger três prioridades para a região e uma para a cidade, bem como escolher seus conselheiros e representantes regionais, a Prefeitura está realizando, em toda a cidade, as reuniões preparatórias do Orçamento Participativo (OP 2017/2018). Os encontros, que começaram em 14 de março e vão até 13 de abril, já reuniram cerca de 1,5 mil pessoas.

Nesta semana, até quinta-feira (31), os encontros aconteceram nas regiões Jardim do Lago (L), Jardim Laura (M), Parque Hawaí (O) e Battistini (P), que compreendem mais de 60 bairros. Nestes encontros os participantes tomam conhecimento das realizações na sua região e na cidade.

O acompanhamento do processo participativo pela população tem sido amplo. Algumas das pessoas que marcaram presença foram Maria do Socorro Araujo, do Jardim Ipê; Francisca Ivete Cavalcante, do Jardim Laura; Valter Sena Fernandes, do Parque Esmeralda; e Antonia Pereira de Castro, do Royal Park. Além de participar das plenárias e reuniões em suas regiões, todas são unânimes em afirmar que poder indicar à administração pública melhorias nos locais onde moram e para a cidade é um privilégio.

Para a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo, o processo de gestão compartilhada entre a Prefeitura e moradores confere transparência às ações do governo. “Poderíamos aprovar uma peça orçamentária para o próximo ano, simplesmente. Mas é a marca do nosso governo uma gestão participativa.“ afirma a secretária.

Durante as reuniões preparatórias, os  participantes ficam sabendo de outras obras e projetos executadas no município, desde 2009, como a entrega de 4.832 moradias, efetivação de 4.563 regularizações fundiárias, retirada de 2.373 famílias de áreas de risco, construção do Hospital de Clínicas Municipal, entrega recente da Policlínica Alvarenga, construção de nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs),  reforma/construção de 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de três centros esportivos, implantação da coleta seletiva (hoje, é reciclado 5,8% do que é descartado pela população) e construção de seis Centros Educacionais Unificados (CEUs) e 22 Emebs, que resultaram na criação de mais 21 mil vagas na rede municipal. Na área de mobilidade, outra conquista foi o início da construção dos corredores de ônibus Leste-Oeste e o Alvarenga.

Neste sábado (2), a reunião será na Emeb José Ibiapiano, no Bairro Santa Cruz.

Confira abaixo as datas e locais das próximas reuniões.

sábado

9H30

EMEB José Ibiapino Franklin - Rua Edmundo dos Santos, 14 - Santa Cruz

04/04 - segunda-feira

EMEB José Cataldi - Rua João Gerbelli, 330 - Jardim Andreia Demarchi

terça-feira

EMEB Escritor Júlio Atlas - Rua Martins s/n - Paulicéia.

quarta-feira

J

EMEB Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel - Rua Assunção, 176 - Vila Marchi

quinta-feira