SBC incentiva o uso de canecas permanentes no governo municipal

05 de Ago de 2015 Vladimir Ribeiro
Objetivo da ação, parte da Agenda Municipal de Sustentabilidade, é diminuir o consumo de copos plásticos pela Prefeitura

Entre os meses de junho e julho, a Prefeitura de São Bernardo entregou para os servidores municipais cerca de 12 mil canecas reutilizáveis. A ação, parte da Agenda Municipal de Sustentabilidade, foi realizada em todas as secretarias. O objetivo é incentivar a criação de um novo hábito: a substituição dos copos plásticos pela caneca, diminuindo o consumo pela administração municipal de copos descartáveis.

Apenas em 2015, a Prefeitura já consumiu 1,5 milhão de copos plásticos – o que representa a geração de 1,8 mil quilos deste tipo de resíduo.

A diretora da Secretaria de Gestão Ambiental, explicou que o grande benefício da substituição de copos descartáveis pelas canecas reutilizáveis é a diminuição na geração de resíduos. “Um levantamento geral que fizemos nos mostrou que, em média, um servidor usa até cinco copos por dia, o que corresponde a quase 100 copos por mês e mais de 1.000 copos por ano. Esse é o objetivo da campanha: demonstrar que uma pequena atitude individual impacta positivamente na redução da geração de resíduos”, destacou.

Esta é mais uma ação da Agenda Municipal de Sustentabilidade, lançada pela Prefeitura em agosto de 2013 e que vem implementando a coleta seletiva em próprios públicos, o que aumentou para 89% a quantidade de materiais encaminhados para a reciclagem.

Em 2014, também teve início a campanha ‘Papa Óleo’, que coleta o óleo de cozinha usado e dá destinação ambientalmente correta ao material: a cada 2 litros de óleo entregues, o munícipe recebe duas pedras de sabão ecológico.

Para incentivar o consumo consciente junto aos servidores e público externo, foi lançada, ainda, a campanha de uso racional dos recursos naturais, fixando adesivos em locais públicos para lembrar a importância de adotar boas práticas ambientais.

Os adesivos, que alertam sobre a necessidade de poupar água, economizar energia elétrica e evitar o desperdício de papel toalha, foram colocados nos prédios públicos, como parques, bibliotecas e teatros.