Saiba como identificar nossos agentes de saúde e zoonoses

07 de Mar de 2016 Ana Lucia Almeida
Para maior segurança, moradores devem observar se os agentes estão devidamente uniformizados e identificados com crachá

Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município estão com o trabalho totalmente concentrado na busca por criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. As ações preventivas são feitas nas comunidades, com visitas nas casas e orientação aos moradores.

Tanto os agentes de controle da dengue como os agentes comunitários de saúde podem visitar os domicílios. Para maior segurança e tranquilidade, a orientação é que os moradores observem se os agentes estão devidamente uniformizados e identificados com crachá, conforme detalhado abaixo:

Agentes do CCZ:

• Crachá com foto, nome completo, cargo, número de registro da Prefeitura e brasão do município;
  • Camiseta com a inscrição “Centro de Controle de Zoonoses” e brasão da Prefeitura;

Agente Comunitário de Saúde:

• Camiseta com a inscrição “Agente Comunitário de Saúde” e brasão da Prefeitura
  • Jaleco vermelho e azul, também com o brasão da Prefeitura

IMPORTANTE: Os agentes não estão autorizados a fazer qualquer cobrança pela inspeção na casa.

Mesmo com o uniforme, caso o morador tenha alguma suspeita, deve ligar para a Guarda Municipal (4126-2800) ou para o CCZ (4365-3349 / 4367-3306).

Para informações sobre os Agentes Comunitários de Saúde, a orientação é ligar para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.