Santa Cruz recebe mostra de cerâmica e batizado de capoeira neste domingo

02 de Dez de 2014 Marcelo Dorador
Atividades serão realizadas no Centro de Atendimento à Criança e ao Jovem do Santa Cruz; evento reunirá a arte das mulheres da região e esporte dos jovens

O Centro de Atendimento à Criança e ao Jovem (CACJ) da Fundação Criança no Bairro Santa Cruz realiza neste domingo (30) a Mostra do Projeto Cerâmica e o segundo batizado e troca de cordas de capoeira. A atividade será oportunidade para a população conhecer o trabalho desenvolvido ao longo do ano por mulheres, crianças e adolescentes da comunidade. O evento, na sede do CACJ Santa Cruz, localizado à Rua Hugo Viera Pinto, ocorre a partir das 9h.

Apesar de o foco do trabalho do CACJ ser o adolescente e o jovem, a Fundação Criança decidiu estender suas ações a fim de beneficiar também as mulheres da comunidade. Daí nasceu o Projeto Cerâmica, financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e que conta com patrocínio da Scania. Desenvolvido com base nos eixos artístico, social e econômico, possibilitou às famílias da região o desenvolvimento de talentos e aproximação da própria comunidade, por meio das oficinas de cerâmica.

A oportunidade de aprender sobre a arte ceramista chamou a atenção da moradora Geralda Dias Melo, que logo convenceu as filhas Ladjane, Claudecir e Cintia a fazerem parte do projeto. "Conheço o trabalho da Fundação Criança, principalmente por causa dos meus netos, que estão sempre aqui. Quando surgiu essa oportunidade, não tive dúvidas de reunir as filhas para aprender algo novo, além de ficarmos mais perto das crianças."

Ladjane afirma que se não fosse a mãe provavelmente não descobriria o talento para lidar com a cerâmica e teria deixado a oportunidade passar. "Às vezes ficamos tão ocupadas com nossas tarefas que perdemos a chance de aprender algo bom. Não imaginava que teria talento para desenvolver peças de cerâmica, e por isso estou muito contente com o resultado do material que estou produzindo."

Durante as oficinas realizadas às quintas-feiras, as mulheres atendidas pelo projeto aprendem, sob orientação do professor Romildo Garcia, como preparar a argila, utilizar o forno industrial e a produzir cerâmica utilitária. Ao longo do processo, as alunas pesquisaram sobre quais produtos gostariam de desenvolver e a produção de moldes para a confecção de cumbucas, bandejas e sopeiras.

A moradora do Taquacetuba Célia Medina diz que, além de ser atividade relaxante, a produção de cerâmica é oportunidade para que financeiramente as participantes se organizem. "Foi muito importante, durante o curso, o encontro que tivemos com a incubadora de empreendimentos solidários, que nos ajudou a pensar formas de nos organizamos dentro da incubadora. Além do caráter terapêutico que é desenvolver esse tipo de atividade, estamos nos organizando para, futuramente, obter renda com o nosso trabalho."

Capoeira ¿ Ainda no domingo (30) será realizado o segundo Batizado e Troca de Cordas das crianças e adolescentes do CACJ Santa Cruz que participam da oficina de capoeira. O batizado é o momento no qual os mais novos recebem sua primeira corda e participam, pela primeira vez, da roda de capoeira ao som do berimbau.

É nesse momento também que ocorre a troca de cordas. Ou seja, os alunos recebem novas cordas (cada uma de uma cor) conforme seu desenvolvimento e graduação.

Neste mês, a arte brasileira da capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).