Santa Terezinha escolhe como prioridade reforma de escolas

01 de Jun de 2016 Vladimir Ribeiro
Moradores participaram, nesta terça-feira (31), de mais uma plenária deliberativa do Orçamento Participativo

"Conseguimos uma nova saída para o bairro. Essa era uma demanda antiga que foi apresentada em uma plenária deliberativa do Orçamento Participativo (OP). Apesar de não ter sido aprovada, a prefeitura ouviu os moradores e realizou a obra." A afirmação é do mecânico Gilson Fernandes Valadares, morador do Jardim Irajá.

Valadares, que acompanha o processo participativo desde 2009, era um dos moradores presentes na plenária deliberativa do OP 2017/2018 realizada nesta terça-feira (31), na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Prefeito Aldino Pinotti, no Bairro Santa Terezinha. "Aqui é o espaço para aqueles que desejam participar da administração da cidade e mostrar quais são os problemas de seus bairros, algo que não ocorria anteriormente", disse.

O Bairro Santa Terezinha faz parte da Região G, que compreende, ainda, as localidades Jardim Nova Petrópolis, Vila Delmira, Jardim Wallace Simonsen, Vila Júlia, Jardim Marrocos, Vila Chaminé, Vila Antunes, entre outras.

A plenária contou com a participação de mais de 300 moradores, 191 cadastrados e que puderam votar nas demandas que consideraram mais importantes e que serão analisadas, posteriormente, pelo Conselho Municipal do Orçamento (CMO). Foram aprovadas como prioridade as reformas das Emeb’s Aldino Pinotti, no Jardim Santa Terezinha, e Nádia Aparecida Issa Pina, no Nova Petrópolis; além da revitalização do campo do Unidos da Vila, no Jardim Palermo.

Conselho Municipal do Orçamento - Para compor o CMO foram eleitos os moradores Sérgio Vita Pinheiro (titular) e Vamberto Guimarães Messias (suplente). Os conselheiros têm o papel de definir quais obras entrarão na peça orçamentária, e os representantes, eleitos por microrregião, de compor as comissões regionais de acompanhamento e fiscalização de obras e serviços.

O prefeito de São Bernardo destacou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Terezinha ganhará uma nova sede. "Estamos desapropriando uma área, onde iremos construir uma nova unidade. A atual não está em boas condições e funciona em local alugado", destacou.

Além disso, o prefeito anunciou que a praça da Rua Manoel Bandeira será implantada quando a obra de construção do viaduto do Corredor Leste Oeste for concluído. "As obras devem ser iniciadas ainda neste ano e haverá a instalação de iluminação e novo projeto paisagístico", disse.

Os participantes ainda foram informados a respeito da situação das demandas para a mesma região aprovadas durante os OPs de 2011/2012, 2013/2014 e 2015/2016. Os participantes ainda foram informados a respeito da situação das demandas para a mesma região aprovadas durante os OPs de 2011/2012, 2013/2014 e 2015/2016. Entre as demandas que já foram concluídas estão a readequação viária da rua André Coppini; revitalização da Praça ao lado da Igreja Santo Expedito; revitalização da Praça Geraldo Capitâneo; revitalização da Praça do Professor e reforma e ampliação das Unidade Básica de Saúde Jardim Leblon.

No momento estão em andamento a implantação da praça no terreno do final da Rua Manoel Bandeira, no Saracantan e a construção do novo prédio para a UBS Santa Terezinha.

A próxima plenária deliberativa, a última, será na Região K, nesta quarta-feira (01/06), às 19h, na Emeb Professor Florestan Fernandes – Rua Caminho da Educação, 330, Vila Ferreira.

O calendário completo das plenárias deliberativas pode ser acessado aqui.