Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

São Bernardo abre terceira edição da Feira Literária

São Bernardo abre terceira edição da Feira Literária

30 de Set de 2015 Marco Borba
Evento acontece nas escolas da rede municipal e no Centro de Formação dos Profissionais da Educação até 28/10

Foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (30), na Emeb Professora Suzete Aparecida de Campo, no Riacho Grande, a terceira edição da Feira Literária de São Bernardo do Campo (Felisb), que neste ano apresenta um diferencial: acontecerá até o dia 28 de outubro nas 178 unidades escolares municipais. Já entre os dias 14 e 17 do mesmo mês ocorre a venda de livros, com 50% de desconto, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). No total, 28 editoras participam do evento.

O secretário de Educação  participou da abertura da feira, que visa potencializar ações já em curso nas escolas e bibliotecas da cidade de incentivo à leitura, como os projetos Contanto História, Bibliotecas Escolares Interativas, Tempo de Escola e Agentes de leitura. Além das atividades rotineiras de leitura, nas escolas ocorrerão intervenções culturais com esquetes teatrais, saraus e contação de histórias. No Cenforpe serão realizados workshops, palestras com autores e ilustradores, além de oficinas e exposições.

O secretário elogiou o empenho de todos os funcionários da secretaria e das escolas na organização da Feira. “A Felisb vem coroar o trabalho diário de professores, diretores e demais funcionários da Educação nas escolas, em benefício de nossas crianças.”

Durante o evento, a garotada se divertiu com as histórias de “Pedro Malasartes e o Pássaro Lapão”, de Pedro Bandeira, e “Leo e Albertina”, fábula criada pela autora Christine Davenier sobre um porquinho que se apaixona por uma galinha. 

A Felisb conta ainda com a participação de parceiros de diversos setores, como universidades, empresas, editoras, educadores, comunidade e demais secretarias da Prefeitura. As duas primeiras edições (2011 e 2013) foram eventos pioneiros na região e ajudaram não só as crianças, mas também os adultos a ingressar no mundo do livro, da literatura e do entretenimento. Nas duas primeiras edições a Prefeitura adquiriu mais de 200 mil títulos para as Bibliotecas Escolares Interativas.

A expectativa é que neste ano seja superado o número de frequentadores. Em cada uma das edições anteriores 10 mil pessoas participaram da Feira. A rede escolar conta com 80 mil alunos e 670 mil títulos para empréstimo aos estudantes.

Serviço – A Felisb acontece até 28 de outubro nas Emebs (horário escolar), com atividades de leitura e culturais. No Cenforpe (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Km 20,5 da Via Anchieta, no Bairro Planalto), ocorrem de 14 a 16, das 13h às 21h, e dia 17, das 8h às 20h, a venda de livros, workshops, palestras, oficinas e exposições.