São Bernardo amplia quantidade de pontos de ônibus

18 de Abr de 2016 Niceia de Freitas
Há 1.996 paradas instaladas na cidade, a maioria com estrutura que oferece abrigo; meta é ampliar conforto ao usuário

Para ampliar o conforto e comodidade dos usuários de transporte coletivo, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, aumentou em 23% o número de pontos de parada na cidade durante a atual Administração. No início do governo, em 2009, eram 1.608. Agora, em 2016, são 1.966 pontos, 63% deles com estrutura que oferece abrigo.

O diretor Operacional da Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo (ETCSBC) explica que a iniciativa é mais um benefício para os usuários porque aumenta a capacidade de mobilidade, além de diminuir o tempo necessário para acessar os coletivos. “Bem mais da metade dos pontos contam com cobertura, bancos, lixeiras e até informações das linhas para os usuários.”

O planejamento da mobilidade no atual governo também passa pelo aumento da frota operacional, que subiu 12%: passou de 348 para 387 ônibus. A renovação com modelos de ônibus zero quilômetro permitiu diminuir a idade média da frota, que passou de 6,6 anos para 5,8 anos. A acessibilidade também melhorou. Atualmente, 299 veículos contam com equipamentos acessíveis às pessoas com deficiência, numero que representa aumento de 77%.

Ainda como medida de melhoria no transporte em geral, a Prefeitura implantou o Cartão Legal, sistema de bilhete eletrônico que permite a integração entre as linhas. O passageiro pode mudar de ônibus sem ter que pagar uma nova tarifa, desde que o transbordo ocorra em até três horas. O benefício impacta diretamente no bolso do consumidor, que consegue reduzir o seu custo com o transporte público na cidade. Atualmente são mais de 430 mil cartões emitidos.

Paralelamente a essas ações, a atual administração municipal vem promovendo ampla reorganização no sistema de transporte com a implantação de 12 corredores de ônibus e três terminais de integração, programa que vai mudar totalmente a mobilidade em São Bernardo.