São Bernardo fecha Jogos Abertos com mais três medalhas de ouro e uma de prata

06 de Out de 2016 July Stanzioni
No último dia de competições, cidade sede subiu ao lugar mais alto do pódio no futebol e vôlei masculino e no handebol feminino

Depois de garantir o título – o quinto da cidade na competição – da 80ª edição dos Jogos Abertos do Interior por antecipação, na sexta-feira (23),São Bernardo do Campo fechou a chamada 'Olimpíada Caipira' com chave de ouro neste sábado (24), quando conquistou três medalhas de ouro (futebol masculino, vôlei masculino e handebol feminino) e uma de prata (handebol masculino). Na primeira das quatro finais da manhã, medalha de ouro para a equipe do futebol de campo, que venceu Marília por 1 a 0.

Na segunda decisão da manhã, o handebol masculino, comandado pelo técnico José Ronaldo, o SB, fez clássico regional com São Caetano. Depois de ir para o segundo tempo perdendo por 11 a 6, voltou para a segunda etapa com força total, empatou o jogo e manteve disputa acirrada até o final. No entanto, faltando um minuto e cinco segundos para o fim da partida, o time da São Bernardo/Metodista desperdiçou um ataque e, na sequência, já no último segundo da partida, São Caetano fez 22 a 21 e garantiu a medalha de ouro.

Independentemente da derrota, a equipe de São Bernardo, que é formada basicamente por jovens atletas, demonstrou amadurecimento em quadra para suportar a pressão de sair com derrota do primeiro para o segundo tempo. Conforme avaliação do técnico SB, o time “fez um duelo de gente grande com uma das equipes que também é favorita ao título do Campeonato Paulista.”

“Foi um grande jogo. Esse campeonato veio para quebrar o que estava faltando para nós. Foi um amadurecimento para a nossa equipe, e que nos elevou o moral. Nosso primeiro tempo foi muito ruim, mas conseguimos nos superar e mostrar que podíamos fazer a diferença. A concentração foi importante e não desistimos um minuto do jogo”, declarou o meia direita Douglas Alves.

A terceira decisão do dia foi no vôlei masculino. A jovem equipe comandada pelo técnico Douglas Chiarotti fez história, pois depois de muitos anos voltou a ser campeã geral dos Jogos Abertos, com vitória por 3 sets a 1 sobre Atibaia, na qual teve como um dos principais destaques o central Victor Hugo. “Ser campeão é momento em que você reflete tudo o que fez até aqui. Na hora é uma explosão de sentimentos que não sabemos como segurar. Nossa equipe é bem jovem, mas sempre guerreira. Temos muito a crescer com essa vitória, mas a partir de agora é voltar à nossa rotina e pensar no Campeonato Paulista.”

Na última decisão do dia, a equipe feminina de handebol de São Bernardo venceu o clássico com São Caetano por 30 a 22 e ficou com mais um título dos Jogos Abertos. “Entramos com outra cabeça e concentração, diferente dos Regionais (quando São Bernardo venceu o duelo final após duas prorrogações contra São Caetano). Fizemos um primeiro tempo impecável, todo mundo muito concentrado. Nosso diferencial foi a defesa”,avaliou a ponta direita Célia Costa.

Penta – São Bernardo nem precisava das vitórias deste sábado para comemorar pela quinta vez na história o título de campeã dos Jogos Abertos,pois a conquista estava definida desde sexta-feira, mas serviu para abrir maior vantagem de pontos sobre a segunda e terceira colocadas, respectivamente, São José dos Campos e Piracicaba. E também para deixar eufórico o chefe da delegação são-bernardense, Mauro Bassoli: “Ganhar em casa é indescritível. É fora do comum. Já vencemos os Jogos Abertos em outros anos, mas ganhar dentro de casa é sempre mais especial”, declarou.

Além de já ser considerada a ‘Capital Nacional do Esporte’, São Bernardo tem recebido elogios pela organização de grandes eventos (em 2015 e 2016 sediou os Jogos Regionais e em 2016 também os Jogos Abertos). “Só recebemos elogios das cidades, que nos agradeceram a acolhida e fizeram questão de ressaltar os espaços esportivos em nossa cidade. É uma felicidade muito grande ver que todos elogiaram a nossa organização”,disse, ao lembrar que 80ª edição dos Jogos Abertos contou com 205 cidades do Estado de São Paulo e mais de 11 mil atletas.