São Bernardo homenageia familiares de emancipadores

02 de Dez de 2014 Marco Borba
Prefeito participou da cerimônia realizada na Câmara, em comemoração aos 70 anos de emancipação da cidade

O prefeito de São Bernardo do Campo prestigiou na noite desta quinta-feira (27), na Câmara Municipal, a solenidade em comemoração aos 70 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Participaram da homenagem alguns dos familiares dos autonomistas, entre os quais Vicente Carlos D¿Angelo, Ieda Miele, Roni Bernardinho e Edson Corazza Júnior, respectivamente, sobrinho de Pery Ronchetti, filha de Francisco Miele, filha de Bartolo Basso e bisneto de João Corazza. A cerimônia foi comandada pelo vereador José Cloves, presidente da comissão organizadora. Também participaram do ato secretários municipais e vereadores.

"Ao homenagear as famílias, estamos fazendo justiça. É uma forma de colocar à disposição da história contemporânea o conhecimento da trajetória da cidade, que sempre está em transformação. Agora, por exemplo, estamos preparando nossa cidade para os próximos 30 anos, com a implementação de diversas obras, como a do Projeto Drenar, que deverá acabar com as enchentes no Centro e em outras regiões, como Dermachi e Rudge Ramos", disse o prefeito durante a cerimônia.

Para Vicente D'Angelo, a emancipação só trouxe benefícios a São Bernardo. "Acho que se não tivesse ocorrido, São Bernardo talvez demorasse mais tempo para se desenvolver. Logo veio a Via Anchieta, que facilitou o acesso ao Porto de Santos, o que contribuiu muito para o rápido desenvolvimento da cidade e a chegada de novas empresas."

Até 1938, São Bernardo do Campo foi a sede dos demais municípios do ABC. Naquele mesmo ano, o interventor estadual da época (Adhemar de Barros), que era nomeado pelo presidente, assinou decreto rebaixando a cidade são-bernardense à condição de distrito de Santo André. A partir de então iniciou-se intenso movimento pela reconquista da autonomia político-administrativa da cidade. Em 1943, sob a liderança de Wallace C. Simonsen, foi fundada a Sociedade dos Amigos de São Bernardo, criada com o objetivo de coordenar a campanha pela emancipação.

Graças à persistência desse grupo e à influência política de Wallace C. Simonsen, em 30 de novembro de 1944 era assinado o Decreto Lei 14.334, que estabelecia a nova divisão político-administrativa do Estado de São Paulo, elevando novamente o distrito de São Bernardo à categoria de município.