São Bernardo lança banco de imagens de acervo on-line

10 de Dez de 2014 Marco Borba
Material histórico da cidade foi todo digitalizado e poderá ser consultado através do portal da Prefeitura

A Prefeitura de São Bernardo do Campo realiza nesta quinta-feira (11), às 17h, no Salão Nobre do Paço Municipal (19º andar), cerimônia de lançamento do projeto Banco de Imagens, Memória e Acervo On-line¿, que tornará mais ágil o acesso do público à pesquisa sobre a história do município. Todo o material foi digitalizado pelo Instituto Navegar. Estarão disponíveis 31.458 itens, como documentos, fotografias, obras de arte, jornais, revistas e livros que tratam da evolução histórica do município.

O acesso será feito pelo portal da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br), no link ¿Memória Acervo On-line, e também por meio de terminais instalados na Seção de Patrimônio (Rua João Pessoa, 236, Centro, das 8h30 às 16h30), Seção de Pesquisa e Documentação da Divisão de Preservação da Memória (Alameda Glória, 197, Centro, das 8h30 às 16h30) e Pinacoteca de São Bernardo (Rua Kara, 105, Jardim do Mar, das 9h às 17h), ligados à Secretaria de Cultura da cidade.

Com o processo de digitalização, será possível evitar o manuseio de documentos, muitos deles originais, ação que pode causar danos e acelerar o processo de deterioração do acervo. A idealização do projeto visa justamente garantir a preservação desse material.  Todo o processo durou dois anos.

O projeto foi viabilizado por meio de um termo de cooperação com o Instituto Navegar, estabelecido em junho de 2012, e contou com patrocínio da Petrobras.