Prefeitura lança Operação Guarda-Chuva para prevenir desastres

02 de Dez de 2014 Niceia de Freitas
Programa vai até 15 de abril e terá atuação focada sobretudo nas áreas mais vulneráveis do município

O lançamento da Operação-Guarda Chuva 2014/2015 de São Bernardo do Campo foi realizado na tarde desta segunda-feira (1º), na Pinacoteca Municipal. O programa vai até 15 de abril e tem como objetivo redução de riscos e prevenir desastres relacionados às chuvas de verão, principalmente nas áreas mais vulneráveis do município.
Representando o prefeito, o Secretário de Serviços Urbanos disse que a operação estruturada desde 2009 está cada vez mais consolidada e qualificada, com o envolvimento de 11 secretarias municipais.
O Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) concluído em 2010 identificou riscos de escorregamento, solapamento de margens de córrego, inundação e alagamento em 203 setores de risco, em 63 áreas do município.
Desde então, anualmente, antes do período chuvoso, é realizada a atualização do mapeamento desses setores de risco, sendo que os resultados apresentados em novembro de 2013 apontaram para um avanço na gestão de risco no município, com a diminuição para 152 setores de risco (menos 51), em 53 áreas (10 a menos).
Todas as 53 áreas com situações de risco receberão materiais informativos, além de reuniões de reforço em áreas prioritárias. Outra ação, Alerta sai de casa, auxilia moradores nos momentos de chuvas intensas.
Para as obras de redução de risco, desde 2010, 41 obras indicadas pelo PMRR foram incluídas em contrato custeado pelo município e pelo Governo Federal, sendo que 31 já foram concluídas e 10 estão com previsão de conclusão para o 1º semestre de 2015. Estas intervenções em áreas de risco beneficiam mais de 3.400 famílias. Em setembro de 2013 foi aprovado recurso do Governo Federal para execução de mais 19 obras de contenção de encostas, com previsão de início para o 1º semestre de 2015, beneficiando mais 3.275 famílias.
O programa dispõe ainda de monitoramento pluviométrico e fluviométrico no município. São 24 pluviômetros manuais que fornecem três leituras diárias e disponibilizadas no blog da Defesa Civil; 10 pluviômetros automáticos, que transmitem dados em tempo real para a Defesa Civil.
Outra ação importante de São Bernardo foi considerar o indicador de 80 milímetros de chuva/72 horas para o monitoramento de encostas, para ampliar a margem de segurança na análise de risco de escorregamentos, visando a maior segurança para a população.
Também faz parte da ação a limpeza de córregos e bocas de lobo, a retirada de entulho e varrição de vias. Foram mais de 15 mil quilômetros de ruas varridas por mês, além da coleta seletiva porta a porta que será concluída em dezembro com a implantação em todos os bairros da cidade.
A operação trabalha com os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), grupos formados por moradores que, após capacitação e treinamento pela Defesa Civil, atuam voluntariamente na região em que residem. O intuito é contar com pessoas da própria comunidade que conheçam a área e possam atuar de maneira conjunta com a Administração, orientando a população sobre os riscos existentes durante o período das fortes chuvas. Foram criados 13 Nupdecs com cerca de 160 membros, abrangendo 29 comunidades.
Entre as ações da Operação Guarda-Chuva, há ainda destaque para o Drenar, programa de combate às enchentes iniciado em 2009. Estão em execução diversas obras e intervenções que compõem o programa, com investimentos de R$ 636 milhões.
Os assentamentos da cidade com riscos para escorregamento destacam-se a Vila São Pedro, Vila Esperança, Jardim Silvina, Areião, Assentamento Sabesp, Jardim Regina, Jesus de Nazareth, Jardim Limpão, Biquinha e Montanhão/Cafezais; e com setores de risco de inundação/ solapamento: Vila Vanguarda, Vila Galileia/Vila Rosa.