SBC leva Contação de Histórias a bibliotecas e centros comunitários

17 de Jul de 2015 Marco Borba
Atividades de incentivo à leitura integram programa ‘Tempo de Férias’ e serão realizadas em 20 pontos da cidade

Voltado ao incentivo à leitura, o programa ‘Contação de Histórias’, da Prefeitura de São Bernardo do Campo, prevê ampla programação para a garotada se divertir ouvindo histórias infantis durante o recesso escolar. As atividades, que integram o programa ‘Tempo de Férias’, ocorrem simultaneamente em 20 pontos da cidade, entre centros comunitários e bibliotecas municipais. A ação, gratuita, aproxima crianças, jovens e adultos do mundo da leitura e acontece de 13 a 24 de julho.

O programa de ‘Contação de Histórias’ existe desde 2009 e as narrativas são contadas por 24 grupos contratados pela Secretaria de Cultura por meio de edital. Ao longo do ano, além das bibliotecas e centros comunitários, as histórias também são apresentadas em praças públicas e nos CAPs (Centros de Atendimento Psicossocial). Entre as histórias previstas na programação deste mês estão ‘Presentes de Reis Magos’, ‘O Patinho Feio’, ‘O Machado de Prata’ e ‘Em Busca da Poesia’.

Conforme lembra a chefe de divisão de bibliotecas da Secretaria de Cultura, Dalva Franceschetti, embora a maior parte do público seja composta de jovens e adolescentes, muitos adultos participam da iniciativa, que chega à sexta edição.

Durante a contação, exemplares da história narrada pertencentes ao acervo da cidade são distribuídos por empréstimo ao público. Cada pessoa pode ficar com um exemplar por um mês e devolvê-lo na edição seguinte do Contação de História no centro comunitário do bairro onde mora ou na biblioteca mais próxima.Já o programa ‘Tempo de Férias’, que está na 11ª edição, oferece, nas escolas municipais e centros esportivos, programação especial de educação e lazer. Este ano, o tema da iniciativa é ‘São Bernardo no Túnel do Tempo’, que será trabalhado a partir de jogos, brinquedos e brincadeiras. A intenção é despertar na criança o processo permanente de construção do conhecimento por meio de experiências lúdicas.

Tanto as atividades do Contação de História quanto as do Projeto Tempo de Férias podem ser conferidas no site www.saobernardo.sp.gov.br/guiadacidade. Outras informações pelo telefone 4126 5612.