São Bernardo promove a segunda edição do Circuito Musical do Centro

31 de Mai de 2017 Mayra Anjos

Projeto que visa resgatar e reviver a essência musical e cultural da cidade entra no segundo mês, com novos artistas

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Cultura, lançou no início do mês o Circuito Musical do Centro, que entra em sua segunda edição a partir do próximo dia 9, com mais cinco apresentações de músicos e bandas na Câmara Cultural Antonio Assumpção, no Teatro Martins Pena e Biblioteca Monteiro Lobato. O Circuito tem como objetivo resgatar a essência dos espaços culturais na região central da cidade e, ao mesmo tempo, apresentar talentos locais.

Ao todo, serão três eventos realizados ao longo do mês dentro da programação. O primeiro deles será com o projeto Atempo, no dia 9, com recital de piano e voz com Tiago Fusco e Verlucia Nogueira. Já o projeto Instrumental da Casa será realizado nos dia 21 e 22, com apresentações do quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho e da Big Band Cartoon’s e Movies, respectivamente.

Por fim, o evento Leituras Musicais encerra a programação, no dia 22, com show do Project Trio Instrumental. As apresentações contarão com bandas e músicos de gêneros específicos para cada evento.

“Observar os espaços públicos sendo ocupados novamente, nos faz ver que estamos no caminho certo. Trabalhando para o público e fazer com que eles tenham cada vez mais orgulho da cidade” disse o diretor de Cultura, Adalberto Guazzelli sobre o lançamento do Circuito.

Novidade - Nesta segunda edição do Circuito, os espaços culturais Teatro Martins Pena, Pinacoteca Municipal e Biblioteca Monteiro Lobato também passarão a contar com um novo piano cada. Os instrumentos que estavam em estado de abandono há quase oito anos pela antiga administração foram resgatados e poderão ser utilizados pelos artistas em suas apresentações.

Atempo

Recital de piano e voz com Tiago Fusco e Verlucia Nogueira. Um convite para se embrenhar pelas estradas de belezas de um sertão profundo através da música do poeta e compositor brasileiro Elomar. O duo transita com delicadeza pelas sutilezas da obra do artista - que neste ano completará 80 anos de vida - explorando o regionalismo, o lirismo, a fala, a melodia, a riqueza harmônica e as forças expressivas de suas composições.

Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro.

Dia 9/06, 19h

Instrumental da Casa

“Instrumental da Casa” é um projeto que se destina a músicos que iniciaram sua formação musical em São Bernardo e, hoje, possuem o nome consolidado no mercado. Após a apresentação haverá um bate-papo. Neste mês, a atividade terá o quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho, formado em 1991 por alguns dos principais clarinetistas de São Paulo, o grupo leva ao conhecimento do público a riqueza de timbre, expressividade e versatilidade da clarineta por meio de obras originais ou adaptadas. O quinteto é formado por Edmilson Nery, Luís Eugênio Afonso, Luca Reale, Nivaldo Orsi e Sérgio Burgani.

Teatro Martins Pena. Praça Marquês de Alegrette, 44, Vila Gonçalves. Tel.: 4123-7891.

Dia 21/06, 20h

As grandes sagas musicais ganhadoras do Oscar na performance de uma Big Band, com a apresentação da Big Band Cartoon’s e Movies. Tudo se junta quando a banda executa a música ao vivo enquanto trechos dos filmes e desenhos são projetados em uma grande tela. É uma ocasião que os amantes de trilhas sonoras não podem perder. Com Donizeti Castanha (sax alto), Eber Cardoso (sax tenor), Billy Magno (sax barítono), José Carlos Martinez (trombone) Juan Martinez e Jose Carlos Junior (trompete), Gilmar Santos (bateria), Igor Apolinário (contrabaixo), Marcos Jefferson (guitarra) e Paulo Tanuri (teclados).

Pinacoteca de São Bernardo do Campo. Rua Kara, 105, Jardim do Mar. Tel: 4125-4056.

Dia 22/06, 19h

Leituras musicais

A programação terá, neste mês, o Project Trio Instrumental, formado por Messias Bass (contrabaixo), Vhérdi Santos (saxofone) e Fabiano Oliveira (bateria). Com o objetivo de abrir espaço para artistas apresentarem seus trabalhos, o projeto é dedicado à música instrumental. Por meio de apresentações das mais variadas formações, tais como: duos, trios, quartetos etc. e também os mais diversos estilos e gêneros, sejam: jazz, música celta, samba-jazz, fusion, música brasileira instrumental, bossa nova, entre outras. As apresentações acontecem toda última sexta do mês.

Biblioteca Monteiro Lobato. Rua Dr. Fláquer, 26, Centro. Tel.: 2630-5102.

Dia 30/06, 20h