São Bernardo promove seminário ‘Minha Escola Cuida da Água’

12 de Ago de 2015 Vladimir Ribeiro
Objetivo é compartilhar experiências desenvolvidas nas escolas que incentivem o uso racional da água

Com o objetivo de estimular o uso racional de água e compartilhar experiências positivas desenvolvidas nas unidades da rede municipal de ensino que tenham essa meta, a Prefeitura de São Bernardo promove o ‘Seminário de Práticas de Sustentabilidade: Minha Escola Cuida da Água’. A iniciativa é resultado da parceria entre as secretarias de Gestão Ambiental e Educação.

Para participar é necessário elaborar um relato sobre a prática sustentável desenvolvida na escola, que devem ter como foco a conservação dos recursos hídricos e o uso racional da água. Podem participar professores, equipes gestoras, educadores do Tempo de Escola, do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), além de alunos das escolas de educação infantil, ensino fundamental I, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino profissionalizante.

Os trabalhos serão divididos em quatro temas: proteção de mananciais (ações realizadas com o objetivo de conservar ou recuperar nascentes, rios, riachos e corpos d’água em geral); mobilizações envolvendo a comunidade escolar (atividades feitas com a comunidade, como debates, passeatas e outros trabalhos), intervenções estruturais na escola (ações realizadas na escola, como a construção de cisternas para reutilização de água de chuva e outras práticas que tenham como resultado o uso racional da água) e ações curriculares sustentáveis (contação de histórias sobre a água; campanhas e mobilizações internas; estudo do meio; entre outras ações).

Os interessados devem enviar os relatos até o dia 28 de agosto para a Secretaria de Gestão Ambiental pelo email educacaoambiental.pmsbc@gmail.com ou, via Correio, para o Departamento de Gestão Ambiental (Rua Jacquey, 61 - 1º andar, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo /SP, CEP 09740-620). Especificações sobre o envio dos trabalhos e informações podem ser obtidas no edital, que está disponível no portal da Prefeitura, no link www.saobernardo.sp.gov.br/seminario-de-praticas-de-sustentabilidade.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada por representantes das secretarias de Gestão Ambiental e Educação. O resultado com as melhores práticas serão divulgados durante o seminário, que ocorre nos dias 14 e 16 de novembro.