São Bernardo recebe os 59º Jogos Regionais a partir do dia 15

08 de Jul de 2015 Marcelo Dorador
Competição reúne 5 mil pessoas de 27 cidades, entre atletas, representantes das comissões técnicas e pessoal de apoio

São Bernardo do Campo sedia, de 15 a 25 de julho, os 59º Jogos Regionais, um dos principais eventos esportivos do Estado de São Paulo. Devem participar mais de 5 mil pessoas, entre atletas, representantes das comissões técnicas e pessoal de apoio das 27 cidades que compõem a 1ª Região Esportiva. São Bernardo, atual campeã, tem como desafio manter a liderança na competição e conquistar o 5º título, desta vez em casa. Mais de 20 espaços esportivos do município vão receber as disputas.

Entre as 24 modalidades esportivas presentes nos Jogos Regionais, São Bernardo tem melhores chances de medalha em handebol masculino e feminino, voleibol masculino e feminino, basquete masculino e feminino e, entre os esportes individuais, no atletismo, na ginástica e na natação.

A equipe de São Bernardo conta com 480 atletas, número menor que os 528 que competiram pela cidade nos Jogos Abertos do Interior (JAI) de 2014. A diferença se explica pelo fato de na “Olimpíada Caipira” serem disputadas mais modalidades.

O chefe de Esportes de Alto Rendimento da Secretaria de Esportes e Lazer revela que a expectativa é garantir o título. “Neste governo, conquistamos os títulos em 2011, 2013 e 2014. Esperamos novamente sair como cidade campeã dos jogos regionais, conquistando o quinto título, o quarto só nessa Administração. Por competirmos em casa, contamos com o fator torcida, que ajuda muito os atletas.”

A são-bernardense Jacquelline Gonsales Sá, que compete na prova de salto triplo, é uma das atletas que irá defender a cidade. Ela revela que os investimentos que a Prefeitura tem feito são importantes para o desenvolvimento das diversas modalidades existentes no município. “O alto rendimento ganha com esses investimentos, e também a população. Sou atleta que saiu da base e, hoje, defende o município. Com a estrutura que temos na cidade, outros nomes podem surgir, e isso é reflexo que São Bernardo respira esporte.”

Os Jogos Regionais, disputados nas oitos regiões em que está dividido o Estado de São Paulo, são classificatórios para os Jogos Abertos do Interior, que é realizado em outubro.

Escolha – As eleições para a escolha da cidade sede dos Jogos Regionais acontecem com dois anos de antecedência, e, em 2013, Mauá foi vencedora. A cidade, no entanto, abriu mão da realização do evento. A Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ) do Estado de São Paulo, então, consultou a Prefeitura de São Bernardo do Campo, que aceitou sediar a competição.