São Bernardo recebe programa de inserção social de jovens e adolescentes

02 de Dez de 2014
Seminário de lançamento será realizado no dia 2 de dezembro

São Bernardo do Campo ganhará reforço em suas ações sociais. Por meio de parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), a cidade passa a contar, a partir do início de 2015, com o Programa ViraVida, coordenado pela entidade e que visa a promoção dos direitos humanos de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. O lançamento ocorre neste dia 2 de dezembro, com seminário entre 8h e 12h na unidade Mário Amato (Rua Vitória Maria Médice Ramos, 330, Bairro Assunção), com a presença do prefeito, representantes da instituição e convidados.

O programa tem como objetivo promover e garantir a esses jovens a restituição de direitos, frequência escolar, educação profissional, atendimento médico e odontológico, encaminhamento aos serviços da rede pública, alimentação, transporte e bolsa de estudo, noções de cooperativismo e autogestão, inserção no mercado de trabalho e acompanhamento no mundo do trabalho.

Pela parceria, segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, a Fundação Criança cederá o espaço para a realização do projeto. Serão beneficiados inicialmente 25 jovens e adolescentes já atendidos pelos programas sociais da Prefeitura. Poderão ser inseridos no projeto, a qualquer tempo, os que estejam em situação de violência e vulnerabilidade social.

São Bernardo é a segunda cidade do Estado a contar com o programa. Presente em quase todo o Pais, já garantiu a inserção no mercado de trabalho de 65% dos alunos (entre 14 e 24 anos) concluintes dos cursos. Além de educação continuada, formação profissional, saúde, esporte e cultura, o ViraVida promove a atenção psicossocial, visando elevar a autoestima, a escolaridade e restabelecer os vínculos familiares e comunitários.

Com a ajuda de parceiros do setor empresarial, o programa disponibiliza sua infraestrutura, tecnologia e conhecimento para implementar as ações de formação profissional e inclusão socioprodutiva.

Conforme pesquisa de impacto socioeconômico realizada em 2012, o processo educativo reduz efetivamente as diferenças sociais. O estudo aponta que para cada R$ 1 investido no programa, entre 2008 e 2011, houve retorno de R$ 1,46 para a sociedade. Observou-se também impacto nos níveis de equidade para valores sociais relacionados à empregabilidade, autoconfiança e a vínculos familiares e comunitários.

O ViraVida está presente em 21 Estados, com turmas em 29 cidades e já ajudou a inserir 1,5 mil jovens no mercado de trabalho. Confira abaixo a programação do seminário.

8h30 : Café e recepção dos participantes

9h : Mesa de abertura

- Prefeitura de São Bernardo do Campo

- Conselho Nacional do SESI