São Bernardo reforça ações de incentivo ao empreendedorismo

21 de Mai de 2015 Niceia de Freitas
Neste ano, foram realizados mais de 11 mil atendimentos de orientação aos pequenos empresários

As iniciativas de fomento ao empreendedorismo têm sido intensificadas em São Bernardo do Campo. Somente neste ano, até maio, serviços como a Sala do Empreendedor já realizaram 11.390 atendimentos, número 17,5% superior ao do mesmo período do ano passado, quando foram feitos 9.692 atendimentos. O público alvo dos serviços, que vão desde a regularização da empresa à contratação de pessoal, é prioritariamente os pequenos empreendedores. Assista o vídeo.

Além da Sala do Empreendedor, outras ações voltadas a esse público são o Plantão Móvel, Tenda do MEI, Sebrae com Você, iniciativas realizadas em parceria com o Sebrae, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon), Banco do Povo, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Associação Comercial e Industrial de São Bernardo (Acisbec).

Lucas de Paulo Costa é um dos usuários frequentes da Sala do Empreendedor, no Paço. “Trabalho com escritório de contabilidade e venho aqui até duas, três vezes por semana. A agilidade no atendimento ajuda muito”, disse. Ele utiliza os serviços para abertura, legalização, formalização e alteração de empresas, entre outros.

São Bernardo é o município que mais tem registros de Micro Empreendedores Individuais (MEIs) entre as sete cidades. De acordo com o Portal do Empreendedor, a região soma 34.046 MEIs até abril deste ano. Destes, 10.283 inscritos são de São Bernardo, seguido por Santo André (9.026), Diadema (5.967), Mauá (4.435), São Caetano (2.172), Ribeirão Pires (1.669) e Rio Grande (494).

Pioneira - O aumento do atendimento na cidade está relacionado a iniciativas como a Tenda do Micro Empreendedor Individual (MEI), realizada pela primeira vez neste ano. Em abril, quando foi instalada no Shopping Metrópole durante uma semana, foram contabilizados 870 atendimentos entre orientação, capacitação, formalização e planejamento do próprio negócio.

Outra iniciativa que inaugurou os serviços na cidade este ano, o Sebrae com Você atendeu 360 demandas, de março a abril, pelos bairros que passou: no Assunção, Paulicéia e Taboão. Com base em diagnóstico prévio de cada estabelecimento comercial, agentes do Sebrae dão dicas aos empreendedores sobre questões relativas a administração, finanças, marketing, vendas e gestão de pessoas. No mesmo local, é emitido um relatório com apontamentos de itens a serem melhorados no negócio.

Itinerante - Já o Plantão Móvel da Sala do Empreendedor teve início em 2013 e, neste ano, visitou três bairros - Riacho Grande, Centro e Rudge Ramos - e fez 310 atendimentos. Estacionado em um endereço previamente definido, a ação leva aos bairros informações sobre formalização, crédito, palestras e vagas de trabalho.

Criada em 2011, a Sala do Empreendedor, no térreo do Paço, centraliza serviços de diversas secretarias e registrou o maior número de atendimentos: 9.420 empreendedores tiveram acesso aos serviços. Todos os projetos estão sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET). Na Sala também são realizadas palestras semanais, que atingiram 430 participantes neste ano.

Para o secretário da SDET, os números justificam que São Bernardo receba uma sede regional do Sebrae. A instituição será instalada na cidade, em área cedida Prefeitura, na Avenida Pereira Barreto. “Com essa iniciativa, as atividades serão ainda mais beneficiadas”.