Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

São Bernardo reforça campanha Fique Sabendo para detectar Aids

São Bernardo reforça campanha Fique Sabendo para detectar Aids

02 de Dez de 2014 Vladimir Ribeiro
Objetivo é realizar aproximadamente 2 mil testes entre os dias 1º e 5 deste mês

A campanha Fique Sabendo, promovida durante todo o ano pela Prefeitura de São Bernardo, ganha reforço entre os dias 1º e 5 de dezembro, devido à comemoração ao Dia Mundial de Prevenção contra a Aids, celebrado nesta segunda-feira (1º). As atividades da campanha, desenvolvidas pelo Programa DST/Aids/Hepatites, consistem na realização de testes rápidos para detecção dos vírus HIV/Aids e sífilis.

Os serviços serão oferecidos gratuitamente à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 7h às 19h, e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no Ambulatório de Especialidades Médicas -- Rua Armando Ítalo Setti, 402, Centro --, das 8h às 18h. A meta é atender cerca de duas mil pessoas nos dias da campanha.

Também haverá testes rápidos durante a feira livre noturna que é montada próxima ao Ginásio Poliesportivo Municipal, no dia 10, das 17h às 21h. Trabalhadores do CTA irão atender os munícipes dentro de um consultório móvel.

O método utilizado no teste rápido permite que o paciente conheça o resultado em aproximadamente 15 minutos e, se diagnosticado com alguma doença, seja orientado e encaminhado imediatamente para o tratamento adequado. De acordo com a coordenadora do CTA Sandra Marini, os exames têm 99,9% de acerto. Todo o serviço é feito gratuitamente na Rede de Atenção Básica por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

No dia 11 será realizado o Seminário Desafios e Perspectivas, das 9h às 13h, no anfiteatro da Pinacoteca, com a participação de trabalhadores da rede municipal de Saúde. Além da reflexão sobre a epidemia de HIV e Sífilis, serão divulgados os resultados da campanha.

Na campanha de 2013 foram realizados 1.276 testes rápidos de HIV/Aids e sífilis em 638 usuários (de cada um são tiradas duas amostras de sangue). Destes, foram diagnosticadas sete pessoas infectadas com o vírus da Aids e 17 com sífilis.

Desde 2009, trabalhadores da rede municipal de Saúde de São Bernardo vêm sendo capacitados para a realização do teste. Até o momento, mais de 200 receberam o treinamento e estão prontos para atender os usuários das UBSs e também aqueles que procuram o serviço no CTA.